Notícia
Lidl exportou 22,3 mil toneladas de frutas e legumes nacionais em 2023
Campanha com a Portugal Fresh colocou 22,3 mil toneladas de frutas e legumes nacionais em nove mercados europeus. Pêra rocha do Oeste manteve-se como o produto estrela num ano marcado pela estreia da exportação de dióspiro.
O Lidl Portugal ajudou os produtores portugueses a exportarem 22,3 mil toneladas de 20 variedades de frutas e legumes em 2023 no âmbito de uma campanha com a Portugal Fresh, iniciada há uma década.
Em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, a retalhista de origem alemã indica que as vendas destinaram-se a nove países europeus. A saber: Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Polónia, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Eslováquia.
Trata-se ainda assim de uma redução face aos volumes recorde de 2022, ano em que o Lidl Portugal colocou à venda 27 mil toneladas de frutas e legumes nacionais em 11 mercados.
A pêra rocha do Oeste manteve-se como o produto estrela, com 11,2 mil toneladas exportadas para Alemanha, Polónia, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Luxemburgo, Suécia, num cabaz em que também se destacam os citrinos do Algarve IGP - laranja e limão - com quase 2,9 mil toneladas exportadas, a fruta de caroço – como ameixas, nectarinas e pêssegos (com 2,3 mil toneladas) e os frutos vermelhos – amoras e framboesas (com 1,8 mil toneladas). Integram também este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais abóbora, castanha, couve branca/repolho, couve coração e melão.
O Lidl Portugal assinala que o ano de 2023 fica "marcado de forma positiva" com o início da exportação de dióspiro, com 123 toneladas a serem exportadas para a Alemanha – assim como outros artigos nacionais a entrarem em países onde ainda não estavam presentes, nomeadamente a venda de tomate para Espanha ou de cenoura e abóbora para a Alemanha.
"Estes números espelham, mais uma vez, o nosso compromisso com o país e o nosso empenho no apoio à produção nacional, numa área que consideramos crítica: as frutas e legumes. A qualidade da produção nacional é diferenciadora e é o que conquista os outros consumidores europeus. A nossa missão, em conjunto com a Portugal Fresh, é fomentarmos a sua presença constante na nossa rede de lojas internacional, ajudando os nossos parceiros a crescerem", realça o diretor de frutas e legumes do Lidl Portugal, Jorge Pierre Silva, citado na mesma nota.
Para o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, "os resultados de 2023 demonstram bem a dinâmica do setor agroalimentar nacional, e a sua capacidade para oferecer aos consumidores de todo o mundo produtos de elevada qualidade, segurança e diversidade. A diversificação é, aliás, cada vez maior, posicionando Portugal como um dos principais players europeus do setor das frutas e legumes. Parcerias como a que temos há uma década com o Lidl são fundamentais para a internacionalização e crescimento dos produtores nacionais".
Em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, a retalhista de origem alemã indica que as vendas destinaram-se a nove países europeus. A saber: Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Polónia, Suécia, Reino Unido, Irlanda e Eslováquia.
A pêra rocha do Oeste manteve-se como o produto estrela, com 11,2 mil toneladas exportadas para Alemanha, Polónia, França, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Luxemburgo, Suécia, num cabaz em que também se destacam os citrinos do Algarve IGP - laranja e limão - com quase 2,9 mil toneladas exportadas, a fruta de caroço – como ameixas, nectarinas e pêssegos (com 2,3 mil toneladas) e os frutos vermelhos – amoras e framboesas (com 1,8 mil toneladas). Integram também este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais abóbora, castanha, couve branca/repolho, couve coração e melão.
O Lidl Portugal assinala que o ano de 2023 fica "marcado de forma positiva" com o início da exportação de dióspiro, com 123 toneladas a serem exportadas para a Alemanha – assim como outros artigos nacionais a entrarem em países onde ainda não estavam presentes, nomeadamente a venda de tomate para Espanha ou de cenoura e abóbora para a Alemanha.
"Estes números espelham, mais uma vez, o nosso compromisso com o país e o nosso empenho no apoio à produção nacional, numa área que consideramos crítica: as frutas e legumes. A qualidade da produção nacional é diferenciadora e é o que conquista os outros consumidores europeus. A nossa missão, em conjunto com a Portugal Fresh, é fomentarmos a sua presença constante na nossa rede de lojas internacional, ajudando os nossos parceiros a crescerem", realça o diretor de frutas e legumes do Lidl Portugal, Jorge Pierre Silva, citado na mesma nota.
Para o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade, "os resultados de 2023 demonstram bem a dinâmica do setor agroalimentar nacional, e a sua capacidade para oferecer aos consumidores de todo o mundo produtos de elevada qualidade, segurança e diversidade. A diversificação é, aliás, cada vez maior, posicionando Portugal como um dos principais players europeus do setor das frutas e legumes. Parcerias como a que temos há uma década com o Lidl são fundamentais para a internacionalização e crescimento dos produtores nacionais".