Notícia
Leixões bate recorde com 100 cruzeiros e 96 mil passageiros
O porto de Leixões bateu este ano um recorde absoluto ao chegar aos 100 cruzeiros e quase 96 mil passageiros, o que representa um crescimento de 19% e de 33%, respectivamente, em relação ao ano passado.
A actividade de cruzeiros no porto de Leixões registou um novo máximo histórico em 2017, com os seus dois terminais a receberem, no conjunto, 100 escalas e quase 96 mil passageiros, "números nunca antes atingidos", enfatiza a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em comunicado.
"Estes números representam um crescimento de 19% no número de navios e um crescimento de 33% no número de passageiros, tendo sido pela primeira vez alcançada a marca das 100 escalas de navios de cruzeiro num só ano", sublinha a mesma autoridade portuária.
Durante o ano em curso, 12 novos navios escolheram o porto de Leixões pela primeira vez para os seus itinerários, "demonstrando, assim, a confiança sustentada que os operadores depositam no porto", considera a APDL.
Por outro lado, destaca, "a dimensão dos navios que visitam Leixões também tem vindo a aumentar com um crescimento de 34% em comparação com o período homólogo do ano passado, sendo que, dos 100 navios de cruzeiro que visitaram Leixões durante este ano, 28 tinham um comprimento superior a 250 metros, mais do dobro dos registados o ano passado".
Comparando com 2011, ano da abertura do novo terminal de cruzeiros, que custou cerca de 50 milhões de euros, o crescimento foi de 80% no número de navios e de 128% no número de passageiros.
Desde a sua abertura em Abril desse ano, o novo cais, situado do lado sul do porto, em Matosinhos, já acolheu 252 escalas de navios de cruzeiro e mais de 360 mil passageiros.
Para o próximo ano, as previsões da APDL apontam para um novo crescimento de cerca de 20% e mais 12 escalas inaugurais.
Novas companhias iniciarão operações em Leixões em 2018, com destaque para a Royal Caribbean International, a Norwegian Cruise Line e a Mediterranean Shipping Company, que fará o primeiro "turn around" em Leixões com o navio MSC Magnifica.