Notícia
Cruzeiros em Leixões crescem 42% com 100 mil passageiros à vista
O terminal de cruzeiros do porto de Leixões registou um aumento homólogo de 42% de passageiros nos primeiros nove meses de 2017, prevendo chegar aos 100 mil até ao final do ano.
O porto de Leixões continua a bater recordes na sua actividade de cruzeiros, tendo fechado os primeiros nove meses deste ano com mais 42% de passageiros e de 22% no número de escalas de navios, face ao mesmo período do ano passado.
"Até Setembro, foram contabilizados 83.120 passageiros e 83 escalas, contra os 58.449 passageiros e 68 escalas contabilizadas em igual período de 2016, fazendo de 2017 o melhor ano de sempre para a actividade em Leixões", sublinha a autoridade portuária do maior porto do Norte, em comunicado.
O terminal de cruzeiros de Leixões, que custou cerca de 50 milhões de euros e já recebeu vários prémios internacionais, recebeu 38 escalas e cerca de 68 mil passageiros, enquanto a velha estação de passageiros de Leça da Palmeira (situada no lado norte do porto) recebeu 45 escalas e quase 15 mil passageiros.
Ainda de acordo com a administração de Leixões (APDL), o Reino Unido continua a ser o grande mercado de origem dos passageiros que visitam a região através deste porto, seguindo-se os mercados alemão e norte-americano.
Em termos de escalas inaugurais, Leixões já recebeu nove até Setembro e tem ainda previstas mais três até ao final do ano.
Contabilizando as 17 escalas de navios de cruzeiros e mais cerca de 17 mil passageiros que espera acolher nos últimos três meses de 2017, Leixões deverá fechar o ano com um total de uma centena de escalas e cerca de 100 mil passageiros.
"Estes resultados traduzem a estratégia de promoção do destino Porto e Norte de Portugal e do porto de Leixões como um porto de cruzeiros, que tem vindo a conquistar cada vez mais novas companhias e novos navios, que escolhem Leixões como um dos locais de passagem nos seus itinerários", enfatiza a APDL.