Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

“Lei Volkswagen” poderá ser revogada pelo Tribunal de Justiça da UE

O Tribunal de Justiça da União Europeia deverá anunciar amanhã a revogação da chamada “Lei Volkswagen”, uma medida que, a confirmar-se, permitirá à Porsche adquirir a totalidade da maior fabricante de automóveis da Europa, afirmou Stephen Pope, analista d

22 de Outubro de 2007 às 15:19
  • ...

O Tribunal de Justiça da União Europeia deverá anunciar amanhã a revogação da chamada "Lei Volkswagen", uma medida que, a confirmar-se, permitirá à Porsche adquirir a totalidade da maior fabricante de automóveis da Europa, afirmou Stephen Pope, analista da Cantor Fitzgerald.

O tribunal vai decidir amanhã se a lei alemã, que foi criada no início dos anos sessenta para prevenir que a Volkswagen pudesse ser alvo de ofertas de aquisição, é ilegal ou não.

A lei, chamada de "Lei Volkswagen", que limita os direitos de voto a 20% independentemente da posição no capital da fabricante, "restringe o livre movimento de capitais", afirmou Damaso Colomer, um dos responsáveis do principal tribunal da União Europeia, em Fevereiro passado.

A Porsche, apesar de ser a maior accionista da VW, conta com os mesmo direitos de voto na empresa que o Estado da Baixa Saxónia, o segundo maior accionista da empresa, que é a favor da manutenção da "Lei Volkswagen".

"A recomendação ao tribunal foi de que a ‘Lei VW’ deveria ser removida, e removida será", afirmou à Bloomberg o analista Stephen Pope da Cantor Fitzgerald. Desta forma, "a Porsche poderá finalmente terminar o seu trabalho" e "conquistar o controlo total da VW".

A Porsche controla, actualmente, 31% do capital da VW, depois de ter lançado uma OPA sobre a fabricante. O presidente executivo da Porsche, Wendelin Wiedeking, afirmou no mês passado que a companhia pretende continuar a aumentar "significativamente"a sua posição, estando a aguardar a decisão do tribunal para o fazer.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio