Notícia
KPN pretende vender activos aos actuais accionistas; Títulos perdem mais de 19%
As acções da Royal KPN perdiam na sessão de hoje mais de 19%, depois do «Financial Times» ter noticiado que a operadora holandesa pretende alienar acções aos actuais accionistas, com o objectivo de obter mais de 5,5 mil milhões de euros.
Os títulos da «telecom» holandesa afundaram para o mínimo dos últimos três anos e meio, elevando para 80% a desvalorização da empresa no último ano.
O objectivo da KPN é reduzir a dívida, que no último ano quadriplicou para os 21,9 mil milhões de euros (4,4 mil milhões de euros), com a «corrida» às licenças da terceira geração de telemóveis.
A KPN quer vender com um desconto de 50% face ao preço actual, o que possibilitaria um encaixe superior a 5,5 mil milhões de euros, avançou o «Financial Times» sem citar fontes.
As empresas de telecomunicações europeias gastaram mais de 90 mil milhões de euros (18 mil milhões de contos), para conseguirem licenças UMTS. Está previsto que sejam necessários mais 100 mil milhões de euros (20 milhões de contos) para a instalação de redes e fornecimento de serviços.
O esforço financeiro das «telecoms» europeias tem sido penalizado em Bolsa pelos invstidores, considerando excessivo o endividamento destas empresas.