Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jornais diários continuam em descida e económicos sobem vendas

Os jornais diários generalistas sofreram todos uma quebra na circulação paga nos primeiros quatro meses de 2009 em relação ao período homólogo do ano anterior, segundo dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação.

29 de Junho de 2009 às 13:28
  • ...


Os jornais diários generalistas sofreram todos uma quebra na circulação paga nos primeiros quatro meses de 2009 em relação ao período homólogo do ano anterior, segundo dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação.

O “Diário de Notícias” teve uma queda de 10,41%, tendo sido o título a acusar a maior descida. O DN acabou os quatro primeiros meses do ano com uma média de 40.374 exemplares vendidos face aos 45.063 observados em igual período de 2008.

O “Jornal de Notícias” foi o jornal que acusou a menor descida do segmento (-0,27%), fruto de uma variação média dos 99.044 jornais vendidos em 2009 para os 99.313 de 2008. O “Correio da Manhã”, que mantém a posição de liderança, encerrou os primeiros quatro meses de 2009 com vendas médias de 114.525, o que representa uma quebra homóloga de 2,72% em relação aos 117.722 exemplares vendidos no ano anterior.

Já o “Público” registou uma queda de 6,77%. O título da Sonaecom teve uma média de circulação paga de 38.773 entre Janeiro e Abril de 2009, um valor que compara com a média de 41.588 exemplares vendidos no ano anterior.

Os económicos contariam esta tendência de descida, ao conseguirem subidas significativas nas vendas. O “Diário Económico” verificou uma subida homóloga de 20,8%, enquanto o “Jornal de Negócios” cresceu 14,92%. O título detido pela Ongoing registou entre Janeiro e Abril de 2009 uma circulação paga de 15.878, quando em igual período de 2008 obteve em média13144 exemplares vendidos. O “Jornal de Negócios” vendeu em média 9.720 exemplares durante os quatro primeiros meses do ano, quando em 2008 registou uma média de 8.458 exemplares vendidos durante o mesmo período.

Nos semanários, o “Expresso” e o “Sol” não resistiram à tendência de quebra de vendas verificada na imprensa. O “Expresso” obteve em média vendas de 112.168 exemplares nos primeiros quatro meses do ano, quando neste período de 2008 teve uma circulação paga 129.346 jornais, o que corresponde a uma descida de 13,28%. O “Sol” verificou uma quebra mais significativa, de 18,39%, com uma média de 39.959 jornais vendidos nos quatro primeiros meses de 2009. No ano anterior, o jornal teve um registo de 48.966.

No segmento das revistas de informação, a Sábado foi a única a conseguir subir as suas vendas. Em 2008 vendeu, nestes primeiros quatro meses, uma média de 70.055 exemplares, um valor que comparado com uma média de circulação paga de 79.551 títulos em 2009 dá uma subida percentual de 13,56%.

A Visão acusou uma descida de 5,70% no período em análise. O título da Impresa terminou os primeiros quatro meses do ano com vendas médias de 103.000 exemplares, um valor que compara com uma média de circulação paga de 109.224 revistas vendidas no período homólogo de 2008.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio