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Jerónimo Martins lucra 18,3 milhões

Os lucros da Jerónimo Martins aumentaram para 18,3 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano o que representa um crescimento de 5,5% face a igual período do ano anterior, revelou a empresa em comunicado à CMVM. Estes resultados ficaram em linha com

03 de Maio de 2007 às 08:38
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Os lucros da Jerónimo Martins aumentaram para 18,3 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano o que representa um crescimento de 5,5% face a igual período do ano anterior, revelou a empresa em comunicado à CMVM. Estes resultados ficaram em linha com as estimativas dos analistas consultados pela Reuters. A empresa quer crescer "tão forte quanto possível" na Polónia.

Segundo o comunicado entregue ao regulador dos mercados, as vendas líquidas consolidadas do grupo aumentaram 17,8% para os 1,13 mil milhões de euros, com destaque especial para os crescimentos de vendas "like for like" (LFL) – independentes de aquisições e expansões – da Biedronka, na Polónia, e do Pingo Doce. Esta última cadeia abriu seis lojas durante os primeiros três meses deste ano, tendo procedido à remodelação de outras 16.

Ainda em Portugal, o Feira Nova aumentou as vendas em 9,8% no primeiro trimestre, face ao período homólogo, tendo-se registado um aumento LFL de 3,2% no formato das médias superfícies. Segundo o comunicado da JM, "os hipermercados desta cadeia continuaram a ser afectados pressão concorrencial sentida pelo formato em Portugal".

A Jerónimo Martins realça ainda a aposta do Feira Nova no conceito Média Superfície que, diz, "levou a que pela primeira vez em Feira Nova este formato seja o que mais contribui para as vendas da insígnia".

A cadeia Recheio vendeu 139,1 milhões de euros no período, mais 5,8% que no primeiro trimestre de 2006, crescimento que foi de 4,6% em LFL.

No arquipélago da Madeira, o Pingo Doce vendeu mais 21,4%, "em resultado do alinhamento da estratégia com a insígnia em Portugal Continental, centrada no aumento do peso das vendas de marca própria e na competitividade de preços", diz a JM.

Em relação à polaca Biedronka, o grupo sublinha que registou um crescimento nas vendas de 18,9% "like for like", o que aumenta o ritmo de crescimento sentido nos períodos anteriores. As vendas totais da cadeia polaca cresceram 31%, sendo que o peso da Biedronka nas vendas consolidadas da Jerónimo Martins passou de 39,6% para 43,5% do primeiro trimestre de 2006 para o primeiro trimestre de 2007.

Entre Janeiro e Março deste ano a Jerónimo Martins investiu 90 milhões de euros na expansão e remodelação das suas lojas, tendo o activo fixo líquido do grupo passado de 1,16 mil milhões, em Março de 2006, para os 1,42 mil milhões no final do primeiro trimestre deste ano.

A empresa portuguesa ainda sublinha no comunicado entregue à CMVM que estima abrir a loja 1000 na Polónia já em Setembro, já que neste país "o crescimento orgânico será tão forte quanto possível".

Num comunicado separado, a Jerónimo Martins informa que Luis Palha da Silva, actual presidente foi eleito para o triénio 2007-2009.

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