Notícia
"Inverno económico nuclear". Ackman alerta para perda de confiança e pede suspensão das tarifas
O gestor Bill Ackman distanciou-se da política comercial do presidente dos EUA, indicando que as decisões de Trump estão a levar à "destruição da confiança" do país enquanto parceiro comercial.

O multimilionário e gestor Bill Ackman, e também fundador da Pershing Square Capital Management, alertou que a guerra comercial agora iniciada por Donald Trump vai trazer um "inverno económico nuclear", isto se o presidente dos Estados Unidos da América (EUA) não chegar a acordo com os países a que aplicou tarifas no espaço de 90 dias.
Ackman, que muitos acreditam ser o próximo Warren Buffett, tornou-se mais uma voz a insurgir-se contra as tarifas aplicadas por Trump, distanciando-se da política comercial do presidente dos EUA. E o gestor deixou ainda um aviso, alertando que Trump está a perder a confiança dos empresários e investidores.
"Ao impor tarifas excessivas e desproporcionais aos nossos aliados e inimigos, e ao lançar uma guerra económica global contra o mundo de uma só vez, estamos no processo de destruição da confiança do nosso país como um parceiro comercial, um lugar para traçar negócios e um mercado para investir capital", escreveu Bill Ackman na rede social X.
Na visão do CEO da gestora de fundos de investimentos, Trump "tem 90 dias para negociar e resolver os acordos tarifários assimétricos injustos e induzir biliões de dólares em novos investimentos no nosso país".
The country is 100% behind the president on fixing a global system of tariffs that has disadvantaged the country. But, business is a confidence game and confidence depends on trust.
— Bill Ackman (@BillAckman) April 6, 2025
President @realDonaldTrump has elevated the tariff issue to the most important geopolitical…
Caso o presidente dos EUA opte por manter as tarifas, "lançamos uma guerra económica nuclear contra todos os países do mundo, o investimento empresarial é interrompido, os consumidores vão fechar as carteiras e vamos danificar a nossa reputação perante o mundo, o que levará décadas a recuperar", acrescentou o investidor.
Bill Ackman fez ainda questão de esclarecer que "os negócios são um jogo de confiança" e que Trump "está a perder a confiança dos líderes empresariais no mundo", algo que se apresenta "com consequências profundamente negativas".
"O presidente tem a oportunidade de pedir um tempo na segunda-feira e implementar uma correção no seu sistema tarifário injusto. Caso contrário, estamos a caminhar para um inverno económico nuclear autoinduzido e temos de nos começar a proteger", alertou o gestor.
Os avisos de Bill Ackman chegam depois do S&P 500 perder cinco biliões de dólares entre quinta e sexta-feira. Esta segunda-feira, o sentimento negativo alastrou-se à Ásia e à Europa, com a praça de Lisboa a perder 5,44% a meio da manhã.