Notícia
Integração da Cadbury leva lucros da Kraft Foods a cair 24%
Segunda maior empresa de produtos alimentares prevê maiores custos com o aumento de preços de matérias-primas.
11 de Fevereiro de 2011 às 14:36
O resultado líquido da Kraft Foods caiu 24% para os 540 milhões de dólares (395 milhões de euros) no último trimestre de 2010 devido aos custos associados com a integração da Cadbury. Apesar disso, esta última ajudou a impulsionar as vendas em 30% da fabricante das bolachas Oreo, segundo a “BBC News”.
A Cadbury foi comprada pela Kraft no ano passado por 13,6 mil milhões de libras (16 mil milhões de euros). Os custos com essa operação conduziram à quebra dos lucros da Kraft, que desceram dos 710 milhões de dólares no último ano (520 milhões de euros), correspondentes a 48 cêntimos por acção, para os referidos 540 milhões, 31 cêntimos por acção. A previsão dos analistas consultados pela Bloomberg era de 46 cêntimos por acção, o mesmo valor do lucro se não fossem contabilizados os custos com a integração.
Outro ponto importante é o aumento dos custos com ingredientes como o milho e o açúcar, que levou a empresa a elevar os preços na maioria dos seus produtos na Europa e em mais de metade no negócio do Norte de África. Além disso, a companhia planeia custos mais altos no próximo ano, com o aumento dos preços nas matérias-primas.
“Não há dúvidas de que nos mercados desenvolvidos, tanto na América do Norte como na Europa, a confiança do consumidor continua fraca. Ao verificarmos uma fraqueza no consumo, os custos iniciais continuam a aumentar, e isso vai exigir preços adicionais”, referiu a directora executiva, Irene Rosenfeld, que afirmou, assim, que os custos dos produtos deverão crescer este ano.
Apesar de ter aumentado o valor das vendas da norte-americana, as vendas da Cadbury na Europa não tiveram grande evolução, já que o crescimento no Reino Unido foi contrariado pelas vendas mais fracas de pastilhas elásticas e guloseimas no sul do continente. Já nos Estados Unidos, as vendas caíram 6,1% devido às baixas vendas, por exemplo, das pastilhas Trident.
Por sua vez, as receitas avançaram 74% nos mercados em desenvolvimento, ajudadas pelas vendas de bolachas Oreo na China.
Na sessão de ontem, a empresa caiu 0,42% para 31,11 dólares.
A Cadbury foi comprada pela Kraft no ano passado por 13,6 mil milhões de libras (16 mil milhões de euros). Os custos com essa operação conduziram à quebra dos lucros da Kraft, que desceram dos 710 milhões de dólares no último ano (520 milhões de euros), correspondentes a 48 cêntimos por acção, para os referidos 540 milhões, 31 cêntimos por acção. A previsão dos analistas consultados pela Bloomberg era de 46 cêntimos por acção, o mesmo valor do lucro se não fossem contabilizados os custos com a integração.
“Não há dúvidas de que nos mercados desenvolvidos, tanto na América do Norte como na Europa, a confiança do consumidor continua fraca. Ao verificarmos uma fraqueza no consumo, os custos iniciais continuam a aumentar, e isso vai exigir preços adicionais”, referiu a directora executiva, Irene Rosenfeld, que afirmou, assim, que os custos dos produtos deverão crescer este ano.
Apesar de ter aumentado o valor das vendas da norte-americana, as vendas da Cadbury na Europa não tiveram grande evolução, já que o crescimento no Reino Unido foi contrariado pelas vendas mais fracas de pastilhas elásticas e guloseimas no sul do continente. Já nos Estados Unidos, as vendas caíram 6,1% devido às baixas vendas, por exemplo, das pastilhas Trident.
Por sua vez, as receitas avançaram 74% nos mercados em desenvolvimento, ajudadas pelas vendas de bolachas Oreo na China.
Na sessão de ontem, a empresa caiu 0,42% para 31,11 dólares.