Notícia
Ikea assina acordo para a compra do Parque Eólico do Pisco
A operação, que está a aguardar validação da Autoridade da Concorrência, é mais um passo em direcção "à auto-suficiência energética", diz a empresa.
A Ikea Portugal assinou um acordo para a aquisição do Parque Eólico do Pisco, estando a operação a aguardar sinal verde da Autoridade da Concorrência, revela a empresa esta quarta-feira, 3 de Janeiro.
O parque Eólico do Pisco está situado na região interior norte de Portugal, entre as localidades de Aguiar da Beira, Sernacelhe, Fornos de Algodres e Trancoso. Em funcionamento há cerca de 1 ano, tem uma capacidade nominal de 50MW, dispondo de 25 turbinas operacionais e totalizando uma produtividade anual de 156 GW/h.
Em comunicado, a Ikea explica que, nos últimos anos, o grupo instalou mais de 11 mil painéis solares fotovoltaicos na cobertura das suas lojas em edifício próprio – Alfragide, Matosinhos, Loures e Loulé. "Com este projecto, 98% da energia produzida pelos painéis solares será incorporada pelas unidades de retalho, representando 25% do total da energia consumida por cada loja", acrescenta a empresa.