Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IBM destitui Robert Moffat após escândalo de "insider trading"

Robert Moffat, antigo vice-presidente da IBM, acusado de fornecer informações privilegiadas no âmbito do caso de "insider trading" do fundo de capital de risco Galleon Group, acaba de ser substituído no cargo por Rod Adkins, um veterano do grupo, responsável pela área de desenvolvimento.

IBM destitui Robert Moffat após escândalo de "insider trading"
02 de Novembro de 2009 às 10:59
  • 1
  • ...
Robert Moffat, antigo vice-presidente da IBM, acusado de fornecer informações privilegiadas no âmbito do caso de “insider trading” do fundo de capital de risco Galleon Group, acaba de ser substituído no cargo por Rod Adkins, um veterano do grupo, responsável pela área de desenvolvimento.

Robert Moffat, que chegou a ser apontado como sucessor do CEO da IBM, Sam Palmisano, foi afastado depois de ser acusado pela Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado norte-americano, de participar num esquema de fornecimento de informação privilegiada que originou 20,6 milhões de dólares (14 milhões de euros) em lucros ilegais.

De acordo com a investigação da SEC, o até agora vice-presidente da IBM terá fornecido informações privilegiadas sobre planos da companhia de comprar a Sun Microsystems.

O fundo de capital de risco Galleon Group, acusado de crime de abuso de informação privilegiada, comprava informação de mercado aos maiores bancos de Wall Street, segundo o Financial Times.

A informação comprada estava relacionada com aquisições de empresas ou ordens de venda de grandes dimensões.

Além de Robert Moffat, estão a ser investigados nomes como Raj Rajaratnam, presidente do Galleon Group (que, no ano passado, estava entre os homens mais ricos do mundo com uma fortuna avaliada em 870 milhões de euros) Rajiv Goel, director da Intel Capital, e Anil Kumar, director da MCkinsey.

O suposto esquema funcionou desde 2006 até ao início deste ano e envolveu corretores de empresas como Google, IBM, Sun Microsystems e Hilton.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio