Notícia
Ibersol condiciona OPA à TelePizza apenas à aquisição de 49% do capital
A Ibersol passou a condicionar a OPA que lançou à cadeia espanhola TelePizza apenas à aquisição de 49% do capital, renunciando à condição de alteração de estatutos a que estava sujeita a oferta inicialmente apresentada pela empresa.
A Ibersol passou a condicionar a OPA que lançou à cadeia espanhola TelePizza apenas à aquisição de 49% do capital, renunciando à condição de alteração de estatutos a que estava sujeita a oferta inicialmente apresentada pela empresa.
Em comunicado envia à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Ibersol, através da sua filial Vidisco, afirma que notificou a CNMV, o regulador do mercado de Espanha, de que «renunciou à condição de alteração de estatutos a que estava sujeita a OPA de acções da TelePizza».
No prospecto da oferta revista de 639 milhões de euros, ou 2,41 euros por cada acção, que a empresa nacional apresentou ela cadeia espanhola no início do mês de Maio, a Ibersol afirmava que a efectividade da oferta ficava condicionada à aprovação pelos accionistas da TelePizza das «alterações dos seus estatutos que eliminem as restrições relativas ao quórum e maiorias para tomar deliberações referentes às designações de administradores e do presidente».
Com a renúncia, a OPA «ficará condicionada – uma vez autorizada e publicada – unicamente à aquisição de 129.867,602 acções representativas de 49 % do capital social da TelePizza», refere a Ibersol, cuja oferta é a única que ainda não recebeu a aprovação por parte da Comissão Europeia.
No passado dia 7 de Junho, em Assembleia Geral, os accionistas da TelePizza chumbaram a proposta da empresa de desblindar os estatutos, mantendo assim as restrições à nomeação de membros para o Conselho de Administração.
A família Ballvé, que controla 20% do capital da TelePizza, terá sido o accionista responsável pela rejeição da desblindagem dos estatutos da empresa.
A TelePizza está a ser alvo de três OPA. Uma do presidente da empresa Pedro Ballvé, outra do Grupo Zena e a terceira da Ibersol, sendo que estas duas últimas tinham como condição a desblindagem de estatutos da TelePizza.
Uma vez que os accionistas da TelePizza chumbaram a proposta da empresa de desblindar os estatutos, a Ibersol, em vez de retirar a sua proposta, passou a condicionar a mesma à aquisição de apenas 49% do capital social.