Notícia
Iberdrola contrata Morgan Stanley para se defender de uma eventual OPA
A Iberdrola contratou a Morgan Stanley para preparar a defesa contra uma eventual OPA, disseram fontes ligadas ao processo, citadas pela Bloomberg.
A Iberdrola contratou a Morgan Stanley para preparar a defesa contra uma eventual OPA, disseram fontes ligadas ao processo, citadas pela Bloomberg.
A Morgan Stanley defendeu a Iberdrola, que tem uma capitalização bolsista de 51,7 mil milhões de euros, contra a OPA da Endesa, no valor de 13 mil milhões de dólares, lançada em 2000. A empresa também ajudou a eléctrica a repelir a oferta da Gás Natural em 2003.
A Iberdrola valorizou 33% desde o dia 23 de Janeiro altura em que o jornal espanhol "Cinco Dias" noticiou que a Electicite de France preparava uma OPA e em que a E.ON planeava comprar uma participação na "utility". A maior eléctrica espanhola, a Endesa, foi adquirida no ano passado por um Grupo que inclui a Enel depois de 25 meses de contestação.
"A Iberdrola aprendeu com oferta hostis passadas que um bom plano de defesa antecipado é meio caminho andado para vender", disse um analista consultados pela Bloomberg, acrescentando que esta eléctrica "é a única possibilidade para ser um alvo de aquisição para qualquer empresa com ambições pan-europeias".
As fusões entre "utilities" europeias aumentaram 24% para um valor recorde de 217 mil milhões de dólares devido à valorização dos preços do petróleo. A Iberdrola terminou a compra do Scottish POwer no dia 23 de Abril, adicionando fábricas na América do Norte e no Reino Unido. As acções subiram 11% desde essa altura, superando o ganho de 1,2% do índice das "utilities", o Dow Jones Stoxx Utilities.