Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Hotéis de cinco estrelas "fintam" crise

Nem todos no turismo estão a ser afectados pela crise por igual. Em Junho, os hotéis de cinco estrelas contrariaram a tendência do sector e viram o número de dormidas subir 4,2%. Estalagens e apartamentos turísticos foram os mais castigados.

09 de Agosto de 2010 às 11:48
  • ...
Segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao mês de Junho – o primeiro "mês de praia" – a hotelaria continua a ressentir-se de uma menor procura, tendo os estabelecimentos hoteleiros registado 3,5 milhões de dormidas, valor inferior em 2,3% ao apurado em igual mês do ano passado.

Para este resultado contribuíram mais os residentes (-4,6%) do que os não residentes (-1,1%), com o INE a salientar a “evolução negativa do mercado interno após três meses consecutivos de resultados positivos”.


Em comparação com os resultados de Junho de 2009, a repartição das dormidas por tipo de estabelecimento revela que apenas os hotéis e as pousadas apresentaram aumentos das dormidas, próximos dos 2%.

Para o crescimento dos hotéis contribuíram todas as categorias, mas as subidas mais significativas foram registadas nas unidades hoteleiras de cinco estrelas (+4,2%) e nas de três (+3,2%).


Nas restantes tipologias observaram-se decréscimos, inclusive superiores a 10% nas estalagens e nos apartamentos turísticos, tendência que se vem verificando há três meses consecutivos.

Não obstante a quebra nas dormidas, os proveitos totais do sector hoteleiro atingiram 169,5 milhões de euros e os de aposento 114,5 milhões, valores ligeiramente superiores, em 0,2% e 0,6%, respectivamente, ao do período homólogo.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio