Notícia
Gulbenkian conclui venda da Partex aos tailandeses da PTTEP por 700 milhões de dólares
A fundação Calouste Gulbenkian concluiu a venda da Partex aos tailandeses da PTTEP. O encaixe líquido ascendeu a 700 milhões de dólares, apurou o Negócios.
"A operação teve um valor de 622 milhões de dólares, sujeita aos ajustes habituais nestas transações", revela a fundação liderada por Isabel Mota.
O acordo de venda foi anunciado em junho, havendo a expectativa que a operação estivesse concluída até ao final do ano, o que se confirmou.
A fundação revela que os documentos finais da operação foram assinados hoje, depois de "obtidas todas as autorizações necessárias", salienta o comunicado.
"Este é um momento especialmente relevante uma vez que este desinvestimento na Partex, um ativo que representava cerca de 18% dos investimentos totais, permite alinhar a Fundação com a visão de futuro sustentável que partilha com outras grandes fundações internacionais", acrescenta a mesma fonte.
Esta operação suscitou a oposição dos trabalhadores da Partex, uma vez que o acordo com a PTTEP garante a manutenção dos postos de trabalho existentes durante dois anos. Já a Fundação realçou, na altura, que o acordo foi até mais além do normal, uma vez que este tipo de proteção é "muito pouco frequente nos contratos relativos à compra e venda de empresas."
(Notícia atualizada às 12:05 com mais informação)