Notícia
Grupo Sonae reestrutura participações
O Grupo Sonae irá reestruturar as empresas que se encontram sob gestão da «holding» Sonae Participações Financeiras (SPF), que é detida na totalidade pelo grupo liderado por Belmiro de Azevedo (na foto), noticiou hoje o «Diário Económico».
A operação passará pela criação de cinco «sub-holdings» da SPF, para cada área de actividade onde a empresa detém participações.
As posições detidas no banco BPI, Portucel, Soporcel e na sociedade de capital de risco Change Partners serão agrupadas na Capitais Privados SGPS, a principal «sub-holding» onde a Sonae tem posições estratégicas.
As participações no sector automóvel, onde Belmiro de Azevedo se encontra a desenvolver negócios com Salvador Caetano, passarão a estar agregadas na «sub-holding» Choice Car SGPS, que passará a concentrar as posições na Car Plus, Finlog e Guérin, Spel Auto e Choice Car.
A Invicta SGPS englobará as participações de logística global onde se incluem os investimentos nas empresas Invicta, Sonetrade Lines, Interport Logistics, Star-Transportes Internacionais, a Box Lines, a mediadora de seguros Box Line e uma cativa de resseguros a Sonae Re.
A «sub-holding» Spred agrupará os 19,9% na Barbosa e Almeida, Dagard Ibérica, Lidergraf, Temasa e as empresas da área da engenharia do frio e ar condicionado Selfrio, Sistavac, SMP e Safira.
A Spinveste deterá as participações nas áreas da engenharia, energia, ambiente e construção onde se contam as empresas Contacto Construção, Contacto Imobiliária, Praedium SGII, a Cinclus, Ecociclo e Europroject.
As acções da Sonae SGPS encerraram ontem nos 1,88 euros (377 escudos), com uma queda de 3,04%.