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Grupo internacional está interessado no Carrefour Portugal

Um grupo internacional do sector da distribuição está a estudar uma proposta para a aquisição do Carrefour Portugal, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

12 de Junho de 2007 às 19:22
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Um grupo internacional do sector da distribuição está a estudar uma proposta para a aquisição do Carrefour Portugal, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo.

O grupo francês de distribuição detém 12 hipermercados em Portugal, com uma área de venda com cerca de 100 mil metros quadrados, e facturou 530 milhões de euros no ano passado.

A agência Lusa contactou a Carrefour Portugal e a sede do grupo em França, mas os seus responsáveis declinaram comentar esta informação.

Segundo o último ranking da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), relativo a 2005, o Carrefour era apenas o sexto operador no mercado, em volume de negócios, com 498 milhões de euros.

O mercado português é liderado pela Modelo Continente, que em 2005 registou um volume de negócios da ordem dos 2,3 mil milhões de euros, seguido pela Jerónimo Martins, com 1,8 mil milhões de euros, e da Auchan (Pão de Açúcar), com 1,14 mil milhões de euros.

A empresa gaulesa segue uma estratégia de privilegiar os mercados onde tem uma posição de liderança e a desinvestir daqueles onde não tem, como é o caso de Portugal.

"Temos uma estratégia internacional consistente, focando os esforços nos mercados onde o grupo tem posições de liderança", refere a empresa, na sua informação sobre as vendas globais de 2006.

Fonte oficial da empresa, em Paris, confirmou hoje à Lusa que é esta a política que o grupo está a seguir.

Seguindo este caminho, o Carrefour anunciou, a 1 de Junho, a venda dos quatro hipermercados que detinha na Eslováquia, que continuarão a usar a sua insígnia, mas em regime de franchising.

Por outro lado, no final de Abril, o Carrefour anunciou a compra da rede brasileira de hipermercados Atacadão, por 825 milhões de euros, tornando-se "número um" do sector no Brasil em facturação.

A Carrefour explicou num comunicado que o protocolo de acordo firmado com Atacadão, que detém uma quota de mercado de 4 por cento no Brasil, prevê o pagamento de 2.200 milhões de reais pelas suas 34 lojas, 17 das quais no Estado de São Paulo.

Em Portugal, o Carrefour abriu 5 lojas desde Abril de 2006 e detém um "portfólio" de 11 novas licenças, relativas a uma área de venda de 60 mil metros quadrados.

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