Notícia
Governo lança "Clubes de Fornecedores de PME"
A medida, que será alvo de vários instrumentos ainda por revelar, vai dinamizar a participação nacional em vários projectos, adiantou o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.
O Governo está a trabalhar na criação de "Clubes de Fornecedores de PME", uma medida que pretende alargar e dinamizar a participação nacional em projectos industriais.
João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, referiu esta sexta-feita, na Maia, que a iniciativa irá ser apoiada "por alguns instrumentos, que serão anunciados em breve". O objectivo da iniciativa é criar clubes "para projectos de investigação e inovação mas também para viabilizar a internacionalização das empresas portuguesas, que muitas vezes são pequenas e não têm capacidade, mas são boas por excelência nos seus nichos produtos e serviços" adiantou o secretário de Estado.
O governante, que foi visitar a unidade onde se produz o robô de cozinha da Sonae, "yämmi 2", na Maia, a PR - Metal, deu o projecto como exemplo, com a integração de 40 fornecedores nacionais na produção da máquina.
João Vasconcelos adiantou que a ideia do clube surgiu com "pedidos que faziam de fornecedores nacionais" para trabalhar em projectos industriais. "Tínhamos reparado que multinacionais que querem deslocalizar para cá e falar com grupos de empresas que lhes providenciem várias valências e não só um sector em especifico", adiantou o governante.
João Vasconcelos acredita que este é o modelo de funcionamento da "indústria do século XXI".
(Notícia actualizada às 13.53 com mais informação)