Notícia
Governo e Iberdrola estudam futura cooperação (act)
O Governo português reuniu-se ontem com o presidente da Iberdrola, onde foram discutidos formas «de colaboração» futuras entre a EDP e a Iberdrola, após a eléctrica nacional ter tomado uma posição na concorrente Hidrocantábrico, disse Mário Cristina.
Ontem, o ministro da Economia reuniu com novo o administrador-delegado da Iberdrola, Sánchez Galán, numa «visita de cortesia» onde se analisou «o ponto de situação da relação entre a Iberdrola e a Electricidade de Portugal [EDP]», disse o ministro da Economia.
A parceria estratégica entre a eléctrica nacional e a espanhola foi rompida recentemente, contudo o ministro da Economia avança que «não significa que se esteja em situação de hostilidade entre a EDP e a Iberdrola».
Esta parceria contemplava o cruzamento de posições entre as duas eléctricas. A EDP detém mais de 3% no capital da Iberdrola.
A Iberdrola disse no inicio da semana que poderia desinvestir em Portugal. A eléctrica espanhola detém cerca de 5% no capital da EDP e 4% na Galp Energia.
Quanto à eventual saída do capital da EDP e da Galp Energia pela Iberdrola, o ministro da Economia referiu que este assunto não foi referenciado na reunião de ontem.
Foram discutidas «futuras possibilidades de alguma forma de colaboração (entre a EDP e Iberdrola), mas, por enquanto, estão no plano das hipóteses», sublinhou o ministro da Economia.
A EDP reforçou a sua presença no mercado eléctrica espanhol ao adquirir uma posição de 9,2% do capital da HidroCantábrico, uma eléctrica concorrente da Iberdrola.
As acções da EDP cotavam nos 2,75 euros (551 escudos) a cair 2,83%.