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Governo diz que "temos dinheiro". Mas é para o vinho
Não é coisa para se ouvir todos os dias, menos ainda quando é um governante a anunciá-lo. Temos dinheiro! . A garantia é do ministro da Agricultura e foi enunciada horas antes de inauguração da sétima edição da Essência do Vinho, que arrancou hoje no Palácio da Bolsa, no Porto.
04 de Março de 2010 às 18:04
Não é coisa para se ouvir todos os dias, menos ainda quando é um governante a anunciá-lo. “Temos dinheiro!”. A garantia é do ministro da Agricultura e foi enunciada horas antes de inauguração da sétima edição da Essência do Vinho, que arrancou hoje no Palácio da Bolsa, no Porto.
António Serrano avançou que a fileira do vinho vai ser alvo de investimentos “até 150 milhões de euros” e a estratégia passa por aumentar as exportações em 10% ao ano.
“Temos um objectivo, que vai até 2013: trata-se de um programa de 75 milhões de euros, que vai permitir alavancar um investimento total, público e privado, até 150 milhões de euros. Aquilo que nós precisamos é de exportar mais e estamos a falar de países como os do Norte da Europa, dos Estados Unidos, do Canadá - países que podem comprar vinho de qualidade”, disse hoje António Serrano. “Com este trabalho, acho que vamos conseguir ter um incremento progressivo na ordem dos 10% ao ano das nossas exportações”, precisou.
As iniciativas planeadas visam essencialmente acções de promoção além-fronteiras e vai haver uma imagem que será o chapéu de todos os produtos, sob o nome “Wines of Portugal”. “Este programa que temos é apenas para promoção internacional. Estamos a falar de campanhas de ‘marketing’ internacional, da presença em feiras internacionais, na rotulagem das garrafas de vinho com um rótulo próprio e uma imagem única sob o nome ‘Wines of Portugal’”, afirmou António Serrano.
“Como despesa elegível, vão ser aceites campanhas articuladas entre os vários agentes e o Estado. Assim, e quando estivermos presentes nos eventos, não o estaremos de uma forma isolada e desarticulada”, rematou o ministro da Agricultura.
António Serrano avançou que a fileira do vinho vai ser alvo de investimentos “até 150 milhões de euros” e a estratégia passa por aumentar as exportações em 10% ao ano.
As iniciativas planeadas visam essencialmente acções de promoção além-fronteiras e vai haver uma imagem que será o chapéu de todos os produtos, sob o nome “Wines of Portugal”. “Este programa que temos é apenas para promoção internacional. Estamos a falar de campanhas de ‘marketing’ internacional, da presença em feiras internacionais, na rotulagem das garrafas de vinho com um rótulo próprio e uma imagem única sob o nome ‘Wines of Portugal’”, afirmou António Serrano.
“Como despesa elegível, vão ser aceites campanhas articuladas entre os vários agentes e o Estado. Assim, e quando estivermos presentes nos eventos, não o estaremos de uma forma isolada e desarticulada”, rematou o ministro da Agricultura.