Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo deve anunciar hoje decisão sobre futuro da Investvar

O ministério da Economia deverá anunciar hoje uma decisão sobre a Investvar, que representa a marca Aerosoles, numa reunião com a presidente do Sindicato do Calçado de Aveiro e Coimbra.

09 de Dezembro de 2009 às 09:06
  • ...
O ministério da Economia deverá anunciar hoje uma decisão sobre a Investvar, que representa a marca Aerosoles, numa reunião com a presidente do Sindicato do Calçado de Aveiro e Coimbra.

Está nas mãos de Vieira da Silva decidir a viabilização ou insolvência da Investvar, onde as sociedades de capital de risco públicas - InovCapital, Change Partners e AICEP Capital - já injectaram mais de 40 milhões de euros, controlando mais de 50% do capital do grupo.

O ministério da Economia tem tentado encontrar um investidor que torne possível a viabilização do maior grupo português de calçado, que emprega cerca de 650 pessoas e tem uma dívida de 40 milhões de euros à banca.

Em declarações à Lusa, fonte do ministério da Economia disse que, nos últimos dias, "decorreram reuniões para encontrar soluções para a Investvar", acrescentando que "logo que haja uma solução, será anunciada".

A presidente do Sindicato do Calçado de Aveiro e Coimbra, Fernanda Moreira, acredita que sairá do encontro a conhecer a decisão do Governo em relação ao maior grupo português de calçado, cujas fábricas estão paradas e os trabalhadores têm os salários em atraso.

O ministro da Economia garantiu na passada quarta-feira, à margem da comissão parlamentar de Economia, estar "a estudar as últimas alternativas possíveis para [...] tomar a decisão que melhor sirva os interesses de todos", prometendo que "os primeiros a conhecer a decisão serão os mais directos interessados".

Aos jornalistas, o ministro da Economia explicou que pretende que "se encontrem soluções sustentadamente viáveis e que esta [empresa] não se transforme num departamento da administração pública".

Conforme a Lusa adiantou, o presidente da Investvar, Pedro Ribeiro da Cunha, demitiu-se no dia 30 de Novembro por considerar que "não estava a fazer nada", realçando que esperou 45 dias por uma decisão do ministério da Economia.

Em declarações à Lusa, o gestor reforçou a sua confiança no plano de reestruturação, acrescentando que "os credores, os bancos, acreditaram e o principal actor, o ministério da Economia, não quis acreditar".

O plano de viabilização, delineado pela consultora Roland Berger, prevê a conversão de 75% da dívida (no valor de 40 milhões de euros) em capital do grupo, que seria dividida em duas empresas autónomas, com vocação industrial e comercial respectivamente.

Em Fevereiro de 2010, chega ao fim uma relação de mais de 22 anos com os norte-americanos da Aerogroup, grupo detentor da marca Aerosoles, que a Investvar produz e comercializa na Europa, Médio Oriente e África e que vai substituir pela MoveOn.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio