Notícia
Ginásios Vivafit entram na Polónia e negoceiam entrada em Espanha
A rede de ginásios portuguesa Vivafit assinou esta terça-feira um contrato de entendimento para a entrada no mercado polaco e está em negociações para operar em Espanha, disse o seu presidente.
"Assinámos um contrato de entendimento com duas empresas polacas, uma das quais detida por João Rodrigues", que é vice-presidente da Câmara Portuguesa na Polónia, explicou o presidente executivo da Vivafit, Pedro Ruiz.
O objectivo deste contrato é abrir na Polónia "100 ginásios Vivafit em cerca de seis anos e 10 ginásios nos dois primeiros anos", adiantou.
Nos dois primeiros anos, o investimento é de "aproximadamente dois milhões de euros", disse, esperando o retorno do mesmo no prazo de ano e meio.
No caso deste contrato de entendimento, Pedro Ruiz adiantou que, pela primeira vez, a empresa portuguesa entrou no capital de um 'master franchising'. "Entrámos no capital por ser na Europa", já que é a primeira vez que expandem o negócio nesta região.
Desde que a rede de ginásios para mulheres iniciou a internacionalização, a aposta tem sido feita em "mercados alternativos" com a ajuda da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, como o Médio Oriente e a Ásia, tendo entrado em Taiwan há três semanas.
Agora cabe a vez da Europa, que está em fase de recuperação económica, explicou, acrescentando que actualmente existem "negociações para Espanha" e para a "Noruega".
Pedro Ruiz disse esperar ainda fechar, já esta quarta-feira, mais um contrato para entrada no Cazaquistão.
O ministro da Economia, António Pires de Lima, esteve presente na assinatura no contrato de entendimento para a entrada da Vivafit no mercado polaco.