Notícia
Gestão da Sonae é a quinta do mundo com melhor reputação
Inspirar confiança e construir uma boa comunicação com o mercado são objectivos de qualquer empresa. Daí a importância da reputação corporativa: uma mistura desses dois importantes ingredientes para o sucesso.
Inspirar confiança e construir uma boa comunicação com o mercado são objectivos de qualquer empresa. Daí a importância da reputação corporativa: uma mistura desses dois importantes ingredientes para o sucesso.
Por isso não é de estranhar que já haja quem se ocupe da elaboração de um "ranking" mundial das empresas com melhor reputação. O norte-americano Reputation Institute (representado em Portugal pela Lift) já vai na oitava edição da sua lista, e para obter os resultados consulta, através de inquéritos "online", cerca de 60 mil consumidores em 29 países.
O "ranking" de 2007, além de distinguir a Sonae e a TAP, coloca a dinamarquesa Lego no topo das empresas com melhor reputação (ocupou o segundo lugar em 2006). Uma lista dominada pelas empresas europeias, que obtiveram 97 lugares entre as 200 principais, seguidas pelas norte-americanas (44 empresas), asiáticas (41) e sul-americanas (16).
As duas portuguesas distinguidas - Sonae e TAP, surgem como as com melhor desempenho entre as 49 nacionais analisadas pelos consumidores nacionais. Uma valoração não apenas em termos da percepção geral sobre as organizações, mas também em sete aspectos considerados os principais indicadores do desempenho corporativo (ver caixa ao lado).
No "ranking" de 2007, que inclui empresas portuguesas pela primeira vez, foi considerado este ano o indicador de "cidadania". No qual se destacaram três empresas escandinavas e duas do Sul da Europa: a italiana Barilla e a espanhola Mercadona.