Notícia
Gescartão atrai estrangeiros
Cinco investidores estrangeiros terão mostrado interesse na Gescartão, empresa que será alienada pela Portucel dentro de um mês. Segundo uma notícia avançada pelo jornal Público, entre os...
Citando fontes do mercado, o Público adianta que a empresa foi avaliada entre 74,82 milhões de euros (15 milhões de contos) e 84,8 milhões de euros (17 milhões de contos), mas o valor a que a empresa será vendida poderá ascender aos 99,76 milhões de euros (20 milhões de contos). Recorde-se que em 1995, a Portucel tentou vender a Gescartão por 124,7 milhões de euros (25 milhões de contos).
A privatização da Gescartão envolverá a venda directa de 65% aos investidores, tendo em conta a proposta financeira e a estratégia do grupo comprador. Numa segunda fase 25% do capital será vendido através de uma oferta pública de venda (OPV) e os restantes 10% serão reservados aos trabalhadores, emigrantes e pequenos subscritores.
Saliente-se que a Gescartão detém a Portucel Viana, a Celpac, a Portucel Embalagens, a Empobral, a Lepe, a Portucel Recicla e a Enercicla. Em 1998, o volume de negócios consolidado foi de 159,6 milhões de euros (32 milhões de contos).