Notícia
Gazprom e Sonatrach em conversações sobre gás natural
A russa Gazprom, que pretende entrar no capital da Galp Energia, e a Sonatrach, que está em conversações com a EDP, poderão vir a trocar entre si campos de produção de gás natural, de acordo com o jornal argelino “El Watan”
A russa Gazprom, que pretende entrar no capital da Galp Energia, e a Sonatrach, que está em conversações com a EDP, poderão vir a trocar entre si campos de produção de gás natural, de acordo com o jornal argelino "El Watan".
Peritos de ambas as companhias estiveram reunidos na Argélia no início desta semana com o objectivo de negociar a troca, afirma o jornal que cita os comentários realizados pelo ministro russo da energia Viktor Khistenko aos "media" russos.
De acordo com a mesma fonte, o acordo entre as duas empresa poderá vir a resultar na troca de quatro unidades.
O "El Watan" noticia que os dois governos, da Argélia e da Rússia, assinaram um acordo a 21 de Janeiro, apelando á cooperação entre as duas empresas no que respeita à exploração, produção, transporte e "marketing".
A União Europeia já veio afirmar, entretanto, que irá monitorar os parâmetros deste negócios, já que receia que os dois países, os seus maiores fornecedores de gás natural, possam vir a formar um cartel para impulsionar os preços praticados.
Além da troca de campos de produção, o mesmo jornal avança ainda que a Gazprom terá convidado a Sonatrach para adquirir uma participação de 1,5 mil milhões de dólares (1,15 mil milhões de euros) num projecto de gás liquefeito no Mar Báltico.