Notícia
Gastos de turistas em Portugal crescem, mas há sinais de abrandamento
O número de turistas estrangeiros em Portugal cresceu em janeiro, mas os gastos não acompanharam. Desde dezembro do ano passado que se observa um abrandamento nas despesas dos turistas em território nacional.
As despesas dos turistas estrangeiros em Portugal cresceram 3,6% no mês de fevereiro, em termos homólogos, de acordo com dados preliminares do Banco de Portugal (BdP). Contudo, verifica-se um abrandamento em relação ao mês anterior, quando os dados mostravam um aumento dos gastos de 8,7%.
Desde dezembro de 2024 que os turistas estrangeiros têm observado uma diminuição nos seus gastos em território nacional.
Este abrandamento contrasta com o aumento de 3,3% das dormidas de não residentes observadas no mês em análise, de acordo com dados divulgados desta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
O mesmo acontece quando o BdP observa os gastos de portugueses em outros países. Só em fevereiro deste ano, as despesas dos portugueses subiram 1,7%. Ainda assim, e tal como os gastos de turistas em Portugal, os portugueses têm mostrado contenção quando visitam países estrangeiros desde novembro do ano passado.
Assim, os dados do banco central português mostram um abrandamento do crescimento das despesas turísticas em relação ao mês precedente.
Dados da balança de pagamentos de janeiro indicavam que o aumento de 322 milhões de euros do excedente da balança de serviços era "justificado maioritariamente pela evolução do saldo das viagens e turismo", que tinham verificado um acréscimo de 108 milhões de euros.