Notícia
Gaspar garante que Maria Luís Albuquerque disse a verdade no Parlamento
A ministra das Finanças disse que “nada lhe foi transmitido” na transição de pastas. “E essa informação corresponde à verdade”, garantiu Vítor Gaspar. O antigo governante é que recebeu essa informação.
“Na transição de pastas, nada foi referido a respeito desta matéria”. Estas foram palavras de Maria Luís Albuquerque a 25 de Junho, quando prestava depoimento na comissão parlamentar de inquérito à celebração de contratos de cobertura de risco subscritos por empresas públicas.
Vítor Gaspar garantiu esta terça-feira, na mesma comissão, que a sua sucessora na pasta das Finanças disse a verdade sobre o que foi transmitido na transição de pastas entre o Governo de José Sócrates e o de Passos Coelho no que diz respeito aos contratos de "swap". “ [O que Maria Luís Albuquerque disse é que] nada lhe foi transmitido. E essa informação corresponde à verdade”, disse o antigo governante, frisando a palavra “lhe”.
O antigo governante teve uma reunião com Fernando Teixeira dos Santos quando assumiu a pasta das Finanças, embora diga que não lhe foi transmitida informação específica ou concreta sobre o tema. Vítor Gaspar admite que houve informação na “transição de pastas” mas pouco relevante. Mas isso, ressalvou, não quer dizer que a sua então secretária de Estado tivesse recebido os mesmos dados. Quem recebeu a informação foi o próprio.
Sobre o e-mail que a actual ministra terá recebido quando chegou ao Executivo, da parte do então líder da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (com informações específicas sobre mais de uma centena de contratos de cobertura do risco financeiro), Vítor Gaspar defendeu que não fazia sentido esperar que Maria Luís Albuquerque – “uma perita nesta matéria” – não tivesse conhecimento genérico desta matéria. “O conhecimento genérico era naturalmente de grande qualidade, havendo inclusive conhecimento específico”, disse sobre a sua sucessora.
Quando esteve na comissão de inquérito, o secretário de Estado do Tesouro do Governo de José Sócrates, Carlos Costa Pina, contou que teve uma reunião com Maria Luís Albuquerque em que o assunto dos “swap” foi falado. A conversa foi entre os dois, pelo que só haverá duas versões deste encontro. A ministra das Finanças irá falar aos deputados na comissão parlamentar na tarde desta terça-feira.