Notícia
Gas Natural vende filial de telecomunicações por 510 milhões de euros
A empresa espera mais-valias de 250 milhões de euros antes de impostos. A operação deve estar concluída dentro de 60 dias.
A Gas Natural Fenosa anunciou esta segunda-feira, 9 de Junho, que venderá a sua filial de telecomunicações ao fundo de investimento Cinven por 510 milhões de euros.
De acordo com informação enviada à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNVM), a operação deverá estar concluída dentro de 60 dias, esperando a empresa espanhola arrecadar mais-valias na ordem dos 250 milhões de euros antes de impostos.
O desinvestimento enquadra-se no Plano Estratégico da Gas Natural Fenosa, apresentado em novembro de 2013, que visa optimizar a carteira de negócios da companhia energética, informa a empresa.
A Gas Natural Fenosa Telecomunicaciones (GNFT) é um operador neutro de fibra óptica que opera, actualmente, em Espanha e na América Latina, onde está presente em países como Panamá, Colômbia, Costa Rica ou Honduras. A empresa conta com um total de 34.249 quilómetros de rede.
No ano passado, 55% das receitas da GNFT foram geradas em Espanha. Cerca de 10% da sua facturação é proveniente de serviços que esta filial presta à Gas Natural Fenosa. Os outros 90% dizem respeito a serviços a terceiros.
Citado pela agência EFE, o sócio do fundo de investimento Civen, Jorge Quemada, classifica este negócio como "interessante", tendo em conta as perspectivas de aumento do tráfego de dados e de implementação de novas infraestruturas de fibra óptica em Espanha e na América Latina.