Notícia
Fusões e aquisições em Portugal aumentaram 10%
O relatório anual ibérico da TTR aponta para 254 transacções em Portugal no final de 2015, com um valor de 19,02 mil milhões de euros. Este número é o mais elevado desde 2012.
Em 2015 foram registados 254 movimentos de fusões e aquisições, mais 10% do que em 2014, tendo estas operações movimentado 19,02 mil milhões de euros, segundo o relatório ibérico da consultora TTR.
Estes valores referem-se a "operações anunciadas e concluídas, incluindo aquisição de activos e tendo em conta as operações com valor divulgado e não divulgado", adiantou o mesmo documento, sendo que representam os montantes mais elevados desde 2012.
No quarto trimestre de 2015 houve 80 transacções, por 4,4 mil milhões de euros, face às 84 operações de 2014, mas que a TTR avaliou em apenas 1,34 mil milhões de euros.
A consultora revela ainda que os segmentos mais activos no mercado português foram os "financeiro e seguros, tecnologia; e energia eólica, respectivamente". Em 2014, este "ranking" incluía também o imobiliário, vidro, cerâmica, papel, plásticos e madeiras", diz a TTR.
Empresas estrangeiras "às compras"
A TTR releva ainda que foram registadas 18 transacções realizadas por empresas estrangeiras em Portugal, num total de 289,6 milhões de euros. Os espanhóis lideram, sobretudo na área bancária, com a compra de operações do Barclays Portugal pelo Bankinter. Em segundo lugar aparecem sociedades americanas "empatadas com a França, cada um com 10 transacções.
Os norte-americanos movimentaram 338,7 milhões de euros e os franceses movimentaram 634 milhões de euros. Em terceiro lugar está o Reino Unido com sete operações que movimentaram 75 milhões de euros", segundo a TTR.
As empresas portuguesas também compraram congéneres e rivais lá fora, nomeadamente em Espanha (oito operações), Brasil (seis) e França (quatro).
Foram ainda registadas 44 operações com empresas de "private equity", num total de 1,5 mil milhões de euros. No mercado de capitais desenrolaram-se apenas duas operações no total de 3,2 milhões de euros.