Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

França proíbe contactos laborais fora do horário definido

Trabalhadores do sector tecnológico vão poder rejeitar chamadas e emails após o horário de trabalho sem se sujeitarem a qualquer tipo de sanções.

Negócios 28 de Abril de 2014 às 12:17
  • 1
  • ...

Sindicatos e patrões do sector da tecnologia, engenharia e consultoria assinaram, no início deste mês de Abril, um acordo que reconhece o direito do trabalhador a ficar "offline", escreve esta segunda-feira, 28 de Abril, o jornal "Público".

 

Na prática, o "direito à desconexão" permite que os funcionários não respondam a contactos telefónicos ou a correios electrónicos entre as 18h00 e as 09h00 do dia seguinte, sem serem sancionados pelas empresas onde trabalham.

 

Depois de seis meses de negociações entre as federações patronais e os sindicatos do sector da tecnologia, o documento pretende garantir o respeito pelos períodos mínimos de descanso dos trabalhadores previstos na legislação laboral.

 

Para já, explica o "Público", este acordo funciona como uma mera declaração de princípios que abrange cerca de 250 mil trabalhadores. Antes de ser publicado no Journal Officiel, equivalente ao Diário da República português, o documento terá de ser aprovado pelo Governo.

Ver comentários
Saber mais França
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio