Notícia
Fosun cria nova empresa para agregar activos do turismo e cultura
O grupo Fosun criou uma nova empresa em Setembro para reunir os activos ligados ao turismo e cultura.
A Fosun, cujo mais recente investimento em Portugal foi o BCP, criou uma nova empresa: Fosun Tourism and Culture Group. Nesta nova entidade, a empresa agrega todos os activos relacionados com turismo e cultura. São eles o Club Med e a Thomas Cook.
O Club Med foi comprado pelo grupo Fosun em Fevereiro de 2015, tendo o grupo entrado, cerca de um mês mais tarde, na Thomas Cook.
Mais de um ano depois, o grupo Fosun avançou com a consolidação dos negócios numa única entidade. Foi em Setembro que foi registada a Fosun Tourism and Culture Group. Esta operação insere-se na estratégia de reestruturação da empresa, devido às várias aquisições realizadas desde 2010, e de estratégia comercial, com o grupo a tentar ascender à liderança da indústria de turismo e lazer.
No segmento cultural, grupo de Guo Guangchang (na foto) comprou também 55% do Cirque du Soleil em 2015 (em parceria com o grupo norte-americano TPG).
Em Portugal, a Fosun é dona da Fidelidade, desde 2014, e da Luz Saúde. O mais recente investimento da empresa liderada por Guo Guangchang foi feito no BCP, tendo comprado 16,7% do banco, num investimento de 175 milhões de euros.
Em Outubro foi também noticiado que o Club Med vai investir numa segunda unidade em Portugal e está no terreno a estudar possibilidades. A costa alentejana, e concretamente o concelho de Grândola, é a área em destaque na aposta dos chineses.