Notícia
FMI mantém firme venda da TAP ainda este ano
O relatório da 11ª avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI) não traz nada de novo em relação às privatizações. Apesar do Governo ainda não ter garantido nada, o FMI mantém firme a venda de 100% da TAP ainda este ano.
Basicamente, o FMI mantém todo o seu discurso em relação ao programa do Governo em relação às privatizações.
O programa do Governo “ultrapassou o objectivo” e foi alcançado o acordo para vender o braço segurador do banco público, Caixa Geral de Depósitos.
Quanto à TAP, a 11ª avaliação refere que o processo “está parado”, contudo o Governo continua “activamente à procura de compradores para o grupo como um todo e prevê relançar o processo ainda este ano”. No fundo, em nada o discurso muda face à 10ª avaliação.
Também em relação à CP Carga, o relatório não alterada nada. O processo de venda foi atrasado, à espera do plano de investimento e está condicionada ao atraso na separação dos terminais de transporte ferroviária.
Quanto à EGF, a venda deverá ocorrer até ao fim de Junho de 2014, enquanto a abertura das concessões da água ao sector privado e a sua gestão poderá “demorar um pouco mais”.