Notícia
Expansão do terminal de contentores de Sines cria 200 empregos
A expansão do terminal de contentores de Sines vai criar 200 novos postos de trabalho e aumentar a capacidade de movimentação anual de 1,7 para 2,7 milhões de contentores.
A administração dos portos de Sines e do Algarve e a PSA Sines assinaram esta segunda-feira um memorando de entendimento, que "sublinha os objectivos estratégicos comuns da expansão e desenvolvimento do porto de Sines", de acordo com um comunicado do Ministério da Economia.
"Este investimento, cujos detalhes serão discutidos em comissão de negociação própria, permitirá a criação de 200 postos de trabalho adicionais, elevando para 1.000 o número de trabalhadores deste terminal", acrescenta o documento.
Em Março último, o Governo nomeou as comissões para negociar as concessões de Leixões, Aveiro, Lisboa e Setúbal. De fora ficou Sines, que será objecto de uma negociação própria. Será nesse âmbito que serão definidos os valores do investimento que cabem à PSA Sines, assim como eventuais prazos de prorrogação do contrato, o investimento público a alocar ao projecto de ampliação ou outros detalhes como, por exemplo, a concessão ou não de exclusividade.
Com os novos investimentos, o terminal XXI passará a ter uma capacidade de movimentação anual de contentores de 2,7 milhões de TEU (medida equivalente a um contentor), passando a poder acolher em simultâneo três navios de 18.000 TEU.
No comunicado divulgado esta segunda-feira, o Ministério de Pires de Lima lembra ainda que "a expansão do Terminal XXI foi identificada pela economia portuguesa, no âmbito do grupo de trabalho para as Infra-estruturas de Elevado Valor Acrescentado, como uma das prioridades de investimento e faz parte do Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas (PETI 3+), recentemente aprovado pelo Governo".
Nesse documento, é referido um investimento de 139 milhões de euros para a expansão do terminal de contentores de Sines e ampliação das infra-estruturas de protecção marítima. Deste montante indicativo, 94 milhões corresponderiam a investimento privado e 45 milhões a investimento público. No entanto, o valor dos investimentos que serão realizados em Sines está ainda dependente do processo negocial.