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Eventual aquisição por parte da Lufthansa impulsiona acções da Iberia
Os títulos da Iberia atingiram já esta manhã uma subida de 4,3% na praça de Madrid, impulsionados pela notícia do jornal Francês “La tribune” que dá como certas negociações com a Deutsche Lufthansa para a compra de parte ou mesmo a totalidade do capital d
Os títulos da Iberia atingiram já esta manhã uma subida de 4,3% na praça de Madrid, impulsionados pela notícia do jornal Francês "La tribune" que dá como certas negociações com a Deutsche Lufthansa para a compra de parte ou mesmo a totalidade do capital da transportadora espanhola. A Iberia já desmentiu a informação e a Lufthansa não comenta.
As acções da companhia espanhola seguiam agora a valorizar 3,72%, para 3,35 euros, depois de já terem avançado 4,3% no início da sessão.
Em notícia hoje publicada pelo matutino francês, o "La Tribune", adianta que a segunda maior companhia aérea europeia e a maior transportadora aérea espanhola estão em negociações sobre uma possível associação, sem citar onde obteve a informação.
Contactada pela Bloomberg, fonte oficial da Iberia desmentiu que haja negociações com a Lufthansa, que, por sua vez, através do porta-voz Michael Goetgens, declinou qualquer comentário.
Caso ocorresse uma fusão Iberia-Lufthansa, a nova entidade a surgir ultrapassaria a líder europeia Air France-KLM em termos de passageiros transportados. A aliança germano-espanhola ficaria responsável pelo transporte de cerca de 100 milhões de passageiros ao ano, de acordo com as contas da Bloomberg, enquanto a união franco-holandesa transporta anualmente perto de 70 milhões de passageiros.
Em Novembro último, em entrevista ao "Financial Times", Enrique Dupuy, presidente executivo da Iberia afirmava que a indústria europeia de aviação estava no início de um ciclo de concentrações, admitindo que a companhia que lidera poderia realizar alianças quer com a Air France-KLM, quer com a Lufthansa.
A Iberia é controlada em 10% pela British Airways, que detém um representante na administração da espanhola. Ambas fazem parte da aliança aérea OneWorld, enquanto a Lufthansa, assim como a portuguesa TAP, fazem parte da rival Star Alliance. Este agrupamento reúne ainda a a Swiss International Air Lines, que a alemã acordou em comprar em 2005, mas cujo negócio só deverá estar concluído no próximo trimestre.
Já a líder europeia Air France-KLM, criada a partir da compra pela primeira da segunda companhia em 2004, está na terceira aliança mundial de companhias aéreas, a Skyteam.