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Estradas de Portugal avança com CRIL mesmo contra providência cautelar
A Estradas de Portugal decidiu que vai avançar com os concursos relativos à conclusão da CRIL (Circular Regional Interna de Lisboa), no lanço entre a Buraca e a Pontinha, mesmo depois da providência cautelar apresentada no mês passado pela Associação Cívi
A Estradas de Portugal decidiu que vai avançar com os concursos relativos à conclusão da CRIL (Circular Regional Interna de Lisboa), no lanço entre a Buraca e a Pontinha, mesmo depois da providência cautelar apresentada no mês passado pela Associação Cívica de Moradores de Alfornelos.
Em causa está um troço de 3,5 quilómetros, que a Estradas de Portugal alega ser de "interesse público", sendo esse o principal argumento da entidade pública empresarial para avançar com os trâmites do procedimento de concurso público associados à conclusão da CRIL.
A posição do presidente do conselho de administração da Estradas de Portugal, António Laranjo, foi publicada hoje em Diário da República. "Reconhece-se a existência de grave urgência para o interesse público na imediata execução do supracitado acto de autorização e na prossecução da tramitação dos procedimentos do concurso e, em consequência, reconhece-se que o diferimento da execução dos mesmos seria gravemente prejudicial para o interesse público", explica António Laranjo.
A Estradas de Portugal considera que "esta infra-estrutura vai potenciar o desenvolvimento da actividade económica na área metropolitana de Lisboa, com os consequentes benefícios sociais, uma vez que irá dinamizar as unidades industriais dos concelhos que a constituem, facilitando a mobilidade de pessoas e mercadorias e permitindo uma maior proximidade entre vários mercados".
Essa ideia não é, contudo, partilhada pela associação que apresentou a providência cautelar no Tribunal de Sintra. A principal base da contestação dos moradores de Alfornelos, no concelho da Amadora, prende-se com uma suposta degradação da qualidade de vida, uma vez que a freguesia ficará cercada de vias rápidas. Uma das soluções propostas pela associação passa pela construção de alguns túneis, para minimizar o impacto da conclusão da CRIL.
A Estradas de Portugal calcula que a conclusão da CRIL permita desviar para esta via cerca de 40 mil veículos que diariamente passam pela 2ª Circular. Ao contribuir para o descongestionamento das vias municipais e nacionais referidas, incluindo a própria CRIL, a A 5 e o IC19, a conclusão desta via permitirá também a obtenção de uma melhoria dos diversos níveis ambientais, designadamente no que se refere à qualidade do ar, uma vez que se verificará uma redução de emissão de poluentes e dos níveis de ruído gerados, provocando uma melhoria na qualidade de vida das populações envolventes", diz ainda a empresa pública.