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EP reduz iluminação nas estradas para reduzir custos

A Estradas de Portugal vai fazer alterações na iluminação da rede rodoviária nacional com vista a reduzir os encargos. Entre as medidas a adoptar está a diminuição do número de horas em que as luzes estão ligadas e a utilização de elementos com maior eficiência energética.

Miguel Baltazar/Negócios
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A Estradas de Portugal (EP) vai alterar a iluminação da rede rodoviária nacional. O objectivo da empresa é reduzir os encargos com a iluminação nas estradas, segundo esclarece a empresa em comunicado.

 

Entre as medidas a adoptar pelo organismo liderado por António Ramalho (na foto) está a redução do número de horas em que a iluminação está ligada e a utilização de iluminação com maior eficiência energética. A empresa vai, ainda, adequar o “horário da iluminação ao tráfego efectivo da estrada” - com a “supressão durante os períodos nocturnos" em áreas "onde o tráfego horário é praticamente inexistente”-, reduzir o “número total luminárias acesas” e “apagar a iluminação eléctrica” em troços em que se verifique “ser totalmente desnecessária pelas características da própria via”. A EP pretende ainda reforçar a “qualidade da retrorreflexão da sinalização vertical”.

 

De acordo com o comunicado da empresa, desde o início de 2013, já foram gastos mais de um milhão de euros em iluminação nos troços de estradas que estão a cargo da empresa pública. “A decisão de redução ou corte da iluminação pública das estradas tem como principal objectivo o combate ao desperdício com vista a uma maior poupança, mas tendo sempre em consideração a segurança dos utilizadores da estrada”, esclarece o comunicado da empresa.

 

O Governo tem em curso a revisão do modelo regulatório do sector rodoviário, que prevê um conjunto de alterações que visam reduzir o nível das exigências nas auto-estradas nacionais. Em causa estão mudanças legislativas, aproximando as exigências aos “standards” europeus, desde a redução dos níveis de serviço, manutenção corrente e grandes reparações, protecção contra o ruído e alargamento de vias.  

 

Nos últimos meses, o presidente da Estradas de Portugal tem dado vários exemplos das exigências que actualmente existem nas concessões rodoviárias e que são pagas pelos contribuintes. Entre essas exigências estão os 42 limpa-neves, os 51 centros de apoio e manutenção e os patrulhamentos de duas em duas horas.

 

A iluminação nas estradas é uma matéria que está igualmente a ser analisada em outros países da União Europeia. Em Espanha já foram aplicadas medidas neste âmbito como, por exemplo, nas auto-estrada só se mantêm iluminados os lanços que têm um tráfego médio diário de 80 mil veículos ou os lanços com tráfego médio diário de 60 mil veículos em áreas onde a pluviosidade é superior a 120 dias por ano.

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