Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Estado gastou mil milhões em 14 empresas públicas

Parque Expo é a mais endividada, conclui uma auditoria do Tribunal de de Contas.

28 de Novembro de 2011 às 13:21
  • ...
O Estado gastou cerca de mil milhões de euros em 14 empresas públicas, segundo uma auditoria do Tribunal de Contas (TC) publicada hoje.

O relatório que analisou a sustentabilidade de empresas que têm a forma de sociedade anónima, concluiu que “ desde 1993 até ao final de 2005, verificou-se o maior esforço financeiro por parte do Estado tendo atingindo cerca de 634,993 milhões de Euros. Quanto ao período compreendido entre 2006 a 2009 (horizonte temporal desta acção) o esforço financeiro do Estado fixou-se no montante aproximadamente de 339,052 milhões de Euros”.


O TC adianta ainda que “no conjunto das catorze empresas públicas que integram o presente trabalho, a dívida total, à data de 31 de Dezembro de 2009, elevava-se a cerca de 433,197 milhões de Euros, sendo que uma parte dessa dívida era de curto prazo, no montante cerca de 280,401 Milhões de Euros (65%), e a restante dívida, de médio e longo prazo, ascendia a cerca de 152,796 Milhões de Euros (35%)”.


As empresas mais endividadas pertencem ao grupo Parque Expo, continua a entidade liderada por Oliveira Martins, “ela própria [Parque Expo] com cerca de 237,440 milhões de Euros, que, por si, representa 54% da dívida total, a GIL, cuja dívida contraída atingiu o montante cerca de 86,892 milhões de Euros (20% da dívida total) e a Marina do Parque das Nações, que apresenta uma dívida no montante de 19,975 Milhões de Euros, significando aproximadamente 4% da dívida total. No seu conjunto, perfazem cerca de 80% do montante de dívida global”, segundo o TC.


Segue-se a empresa Viana Polis, com um endividamento de 35,78 milhões de euros, cerca de 8% da dívida total. As restantes dez empresas representam cerca de 14% da dívida total.

O TC analisou neste trabalho a Edab – Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, a Naer – Novo Aeroporto, a Rave – Rede Ferroviária de Alta Velocidade, a Parque Expo98, a CostaPolis - Sociedade para o Desenvolvimento do Programa Polis na Costa da Caparica, a Viana Polis – Sociedade para o Desenvolvimento do Programa Polis em Viana do Castelo, a Frente Tejo, a Polis Litoral Ria Formosa, Polis Litoral Norte, a Polis Litoral Ria de Aveiro, a Porto Vivo SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, a Coimbra Vivo SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana, a GIL – Gare Intermodal de Lisboa, e a Marina Parque das Nações – Sociedade Concessionária da Marina do Parque das Nações.

Ver comentários
Saber mais Tribunal de Contas sector público Parque Expo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio