Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ERSE propõe aumento de 0,5% nas tarifas eléctricas em 2001 (actualização)

A Electricidade de Portugal (EDP) informou hoje que recebeu da Entidade Reguladora do Sector Eléctrico (ERSE), a proposta de revisão tarifária para 2001, onde esta propõe um aumento nominal global de 0,5%.

16 de Outubro de 2000 às 12:15
  • ...
(actualiza com comentários de analistas e fonte oficial da EDP)

A Electricidade de Portugal (EDP) informou hoje que recebeu da Entidade Reguladora do Sector Eléctrico (ERSE), a proposta de revisão tarifária para 2001, onde esta propõe um aumento nominal global de 0,5%.

Em comunicado a EDP refere que os principais pressupostos utilizados pela ERSE para o ano de 2001, considerados na proposta de revisão tarifária foram «inflação prevista de 2%, aumento de consumo de energia eléctrica de 4% e a não remuneração dos terrenos afectos aos centros electroprodutores».

A EDP refere também que uma análise preliminar já efectuada a esta proposta sugere necessidades de «clarificação e eventual ajustamento» a esta proposta, que serão objecto de apreciação no Conselho Tarifário da ERSE, onde as empresas reguladas têm assento.

Fonte oficial da EDP contactada pelo Canal de Negócios, escusou-se a quantificar qual o montante do «eventual ajustamento», referindo, que «não comentamos antes de contactarmos a ERSE».

De acordo com um analista contactado pelo Canal de Negócios, «esta subida de 0,5% na tarifas para 2001 terá um impacto positivo nas contas da EDP, pelo que se estimava uma queda de 2% nas tarifas».

A EDP solicitou a revisão por forma «o aumento do petróleo ser reflectido em 2001, em vez de 2002», havia dito fonte oficial da EDP ao Canal de Negócios.

Segundo aquele analista, o «efeito do aumento do preço do petróleo vai depender do aumento do consumo de petróleo da EDP que, por sua vez, está dependente da maior ou menor pluviosidade em 2001, pelo que à priori será difícil calcular esse efeito».

Outro analista contactado pelo Canal de Negócios, adianta que «este aumento nas tarifas é indiferente para a EDP, uma que este aumento será para reflectir nos custos o aumento do preço do petróleo».

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio