Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ERSE espera ter resultados de auditoria a contadores no final do ano

Presidente do regulador da energia, Vítor Santos, diz que além de corrigir as anomalias e compensar os clientes de electricidade lesados "é preciso ir mais longe, é preciso credibilizar o sistema", sendo esse o objectivo da auditoria que decorrerá nos próximos meses.

25 de Julho de 2012 às 15:32
  • 7
  • ...
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) espera que a auditoria aos contadores de electricidade dos clientes com tarifas bi e tri-horárias produza resultados no final deste ano, revelou o presidente da ERSE, Vítor Santos, na Assembleia da República.

Vítor Santos explicou que o prazo de conclusão da referida auditoria “está indexado à resposta” que a ERSE ainda aguarda do seu conselho tarifário sobre esse processo, que deverá ser conduzido por uma entidade independente.

Falando aos deputados na sequência de um requerimento do Partido Socialista, o presidente da ERSE referiu que “a auditoria vai analisar todos os procedimentos da EDP para corrigir as anomalias dos contadores”.

O trabalho de auditoria incidirá não só sobre os 106 mil aparelhos onde foram detectadas anomalias, que darão lugar a compensações aos clientes de 4 milhões de euros, mas também sobre todos os outros contadores de tarifas bi e tri-horárias. No total a análise incidirá sobre cerca de 900 mil contadores de electricidade.

“É importante corrigir as anomalias, compensar os consumidores, mas é preciso ir mais longe, é preciso credibilizar o sistema”, comentou Vítor Santos na Assembleia da República.

Questionado sobre se as compensações aos consumidores serão pagas com juros, o presidente da ERSE esclareceu que a solução encontrada não inclui o pagamento de juros, mas antes uma compensação equivalente, já que o cálculo das compensações foi feito com as tarifas de 2012 em vez das de 2007, ano em que ocorreram os erros.

Na polémica dos contadores da luz, segundo a ERSE, houve dois tipos de anomalia: erros de parametrização que impediram os contadores de se adaptarem à mudança de horas no Verão de 2009 e ainda contadores (instalados em 2007) com relógio sem a precisão adequada.
Ver comentários
Saber mais ERSE electricidade contadores anomalias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio