Notícia
Endesa selecciona seis pretendentes à aquisição da Viesgo
A Endesa seleccionou seis entre as dez empresas que manifestaram interesse na aquisição da Electra de Viesgo, visando a entrega de ofertas definitivas por parte das oferentes, adiantou hoje José Bogas, director geral da Endesa.
Entre as dez empresas que apresentaram propostas preliminares encontra-se a Hidrocantábrico, participada da Electricidade de Portugal (EDP) [EDP], que manifestou há algum tempo o seu interesse na Viesgo como forma de potenciar sinergias e aumentar a sua quota de mercado no país vizinho.
No entanto, a Endesa não adiantou quais as empresas que foram seleccionadas para participar nesta segunda fase do processo, que «deverá estar concluído em Novembro ou Dezembro», segundo apurou o Negocios.pt junto de fonte oficial da Endesa.
«Já falámos com as empresas mas não vamos tornar públicos os seus nomes», sublinhou a mesma fonte ao Negocios.pt.
Contactada pelo Negocios.pt, fonte oficial da Hidrocantábrico declinou comentar se esta empresa faz parte do lote das seis que foram seleccionadas pela Endesa, escudando-se na «confidencialidade do negócio».
Entre as ofertas preliminares, seis foram realizadas por empresas da União Europeia (UE) e as outras quatro dos Estados Unidos (EUA), de acordo com informações da Endesa.
A participada da Endesa dispõe de 2,610 MW de potência e 560 mil clientes, sendo a quinta maior eléctrica espanhola, com uma quota de mercado de 5,4% no segmento da geração de energia, estando a sua aquisição avaliada em cerca de 2 mil milhões de euros (400,96 milhões de contos), segundo os analistas.
Às 13h10, a Endesa recuava 2,16% para os 18,15 euros (3.639 escudos), em Madrid, enquanto a EDP descia 2,11% para os 2,78 euros (557 escudos).