Notícia
EnBW oferece produção da Hidrocantábrico à EDP
A eléctrica alemã EnBW, parceira da Ferroatlántica na corrida à espanhola Hidroeléctrica del Cantábrico, quer ceder à Electricidade de Portugal (EDP) a gestão da produção de electricidade da eléctrica espanhola, noticia o «Diário Económico».
Segundo a mesma fonte, a EnBW e a Ferroatlántica pretendem ficar com o controlo do negócio de comercialização e distribuição de energia da Hidrocantábrico resolvendo desse modo o impasse em que as empresas se poderão encontrar em relação à partilha de poderes na Cantábrico..
Ontem a EDP reafirmou a sua intenção de ganhar o controlo operacional da Hidrocantábrico, admitindo no entanto uma partilha a esse nível com a Ferroatlántica, revelou Francisco Sánchez, presidente do conselho de administração da eléctrica nacional, em declarações aos jornalistas.
A Ferroatlántica garantiu a aquisição de 59,66% do capital da quarta eléctrica espanhola, ao oferecer 27,30 euros (5.473 escudos) por cada acção da companhia asturiana, contra os 24 euros (4.811 escudos) propostos pela EDP e Cajastur. A eléctrica nacional e o seu parceiro garantiram cerca de 35% do capital.
As acções da EDP terminaram inalteradas nos 3,25 euros (651 escudos).