Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP vende a consórcio bancário défice tarifário de 2005 no valor de 231,7 milhões

A Hidroeléctrica del Cantábrico, a Iberdrola e a Unión Fenosa adjudicaram a um consórcio bancário a negociação em exclusivo correspondente ao défice das receitas das actividades reguladas relativas a 2005. No caso da participada da EDP, o défice tarifário

28 de Novembro de 2006 às 15:40
  • ...

A Hidroeléctrica del Cantábrico, a Iberdrola e a Unión Fenosa adjudicaram a um consórcio bancário a negociação em exclusivo correspondente ao défice das receitas das actividades reguladas relativas a 2005. No caso da participada da EDP, o défice tarifário do ano passado ascende a 231,7 milhões de euros.

Em comunicado, a Energias de Portugal (EDP) explica que o consórcio bancário é formado pelo Citibank International, Plc (Citigroup), JP Morgan Europe Limited (JP Morgan), Bilbao Bizcaia Kutxa (BBK) e Caja de Ahorros de Valencia,Castellón y Alicante (Bancaja).

Tal como em Portugal, as eléctricas espanholas também tem um elevado défice tarifário, que resulta da definição de tarifas eléctricas, em anos anteriores, inferiores ao nível que resultaria da aplicação das variáveis de mercado.

As eléctricas, com esta operação, antecipam assim o recebimento desta importância que está já reflectida nas suas contas.

O valor do direito correspondente às citadas empresas ascende a um total de dois milhões de euro, repartido por 231,679 milhões de euros para a Hidroeléctrica del Cantábrico, 1,3 mil milhões de euros para a Iberdrola e 489,3 milhões de euros para a Unión Fenosa Generación, explica o comunicado.

A mesma fonte sublinha ainda que a legislação actual "estabelece a recuperação do referido Défice Tarifário através da sua incorporação no custo da tarifa regulada de electricidade, durante um período de 14 anos e meio" e que a formalização da transmissão às referidas entidades está prevista para Dezembro próximo.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio