Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP pode ficar com desenvolvimento de parque eólico escocês

A EDP deverá ganhar o desenvolvimento do parque eólico escocês de Moray Firth, segundo informações avançadas pelo "Sunday Times".

  • 1
  • ...
A EDP deverá ganhar o desenvolvimento do parque eólico escocês de Moray Firth, segundo informações avançadas pelo "Sunday Times".

O governo britânico anunciará na sexta-feira que empresas obterão os direitos para nove grandes projectos de parques eólicos “offshore”, uma “revolução verde” no valor de 100 mil milhões de libras (112.000 milhões de euros), segundo a mesma fonte.

O primeiro-ministro Gordon Brown deverá anunciar que a EDP e a Sea Energy ficaram com o desenvolvimento de um parque eólico escocês, ao qual concorreram em consórcio, refere o “Sunday Times”, sem especificar onde obteve a informação. Segundo a ecoticias.com, a E.ON e a Centrica também poderão ganhar alguma parcela do parque escocês de Moray Firth.

De acordo com o “Sunday Times”, a sueca Vattenfall e a Scottish Power (filial britânica da Iberdrola) terão obtido os direitos para uma parcela de 5 gigawatts na costa de Norfolk.

Por outro lado, um grupo incluindo a Npower (unidade da alemã RWE), a britânica Scottish & Southern Energy e as norueguesas Statkfraft e Statoil deverão ter adjudicado os direitos de desenvolvimento do maior espaço da área de Dogger Bank, a 100 quilómetros da costa Leste de Inglaterra. Só esse projecto custará 35 mil milhões de libras, avança o jornal, citado pela Bloomberg, pela Swedishwire e pela ecoticias.com.

Cada um dos nove parques atribuídos superará em potência o maior dos complexos eólicos de todo o mundo, sublinha a econoticias.com. No entanto, a construção das novas instalações não terá início até pelo menos 2015, acrescenta a mesma fonte.

Contactada pelo Negócios, a EDP Renováveis não quis comentar estas informações, tendo apenas confirmado que à partida a comunicação dos resultados desse concurso é no dia 8.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio