Notícia
EDP paga dívida em dólares da Bandeirante; diminui risco cambial (act)
A EDP realizou o pré-pagamento da dívida denominada em dólares da sua participada brasileira Bandeirante, comprando títulos em reais com um desconto significativo face ao valor nominal, reduzindo substancialmente o risco cambial da empresa.
Em comunicado a EDP afirma que promoveu a liquidação de cerca de 93% do saldo da dívida da Bandeirante denominada em dólares americanos no valor de 275,63 milhões de dólares (312 milhões de euros).
Pelo pagamento antecipado desta dívida a EDP pagou 203,74 milhões de dólares (230,6 milhões de euros), ou seja, menos cerca de 72 milhões de dólares (81,5 milhões de euros) que o seu valor nominal.
Esta operação foi realizada através da aquisição de títulos da dívida externa brasileira (brady bonds), liquidando a dívida da Bandeirante junto da Secretaria do Tesouro Nacional Brasileira.
O Estado Brasileiro, quando aconteceu a privatização da Electropaulo, assumiu a dívida da empresa que posteriormente foi alvo de fusão, dando origem à Bandeirante.
EDP obtém proveito financeiro em 2001 com pagamento da dívidaPelo facto de ter realizado esta operação, a EDP obteve um proveito financeiro, que será reflectido no exercício de 2001.
A EDP refere que esta operação permite à empresa a redução substancial do risco cambial «que nos últimos anos tem vindo a prejudicar os resultados consolidados do Grupo EDP».
Nos primeiros nove meses de 2001 a EDP teve perdas cambiais de 49,4 milhões de euros (9,9 milhões de contos).
A nova dívida emitida em reais pela EDP será assumida pela EDP Brasil, que vai realizar um aumento de capital na dimensão do valor de mercado dos títulos de dívida adquiridos.
A EDP Brasil é a «holding» que concentra os investimentos da eléctrica nacional no Brasil.
A EDP seguia inalterada nos 2,41 euros.