Notícia
EDP investe na produção de energia eólica em parceria com a Iberdrola
A EDP vai investir cerca de 32,42 milhões de euros (6,5 milhões de contos), nos próximos dois anos, na área das energias renováveis, através da Enernova, empresa do grupo de geração e distribuição de energia.
A Iberdrola e a alemã Enercon vão investir, em parceria com a EDP, na geração de energia eólica em Marrocos. O investimento total deverá rondar os 199 milhões de euros (40 milhões de contos), estando já em estudo a entrada no mercado espanhol e na Costa Rica.
A Enernova gera, neste momento, 30 MW em três parques eólicos, estando em fase de adjudicação um quarto parque que deverá entrar em funcionamento em 2001, com uma capacidade adicional de 10 MW. A EDP aguarda licenciamento de novos projectos no mercado doméstico de mais parques geradores, num total de 60 MW.
Iberdorla em negociações com a FPLSimultaneamente, a Iberdrola está em negociações com a FPL, a eléctrica de maior dimensão da Flórida, considerando uma troca de participações, embora não seja certo o sucesso deste negócio, ao que adiantou o «Expansión». Assim, restaria à eléctrica espanhola optar pela aquisição da empresa americana, com um valor de mercado de 7,7 mil milhões de euros (1,5 mil milhões de contos).
A EDP estava a negociar, às 10h15, nos 19,9 euros (3.989 escudos), a ganhar 1,84%.