Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dos vídeos para treinar robôs até um computador pessoal, Nvidia apresenta novidades em Las Vegas

Na CES 2025, em Las Vegas, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, explicou como a segunda empresa mais valiosa do mundo vai expandir seus negócios nos próximos anos. 

Dado Ruvic/Reuters
07 de Janeiro de 2025 às 09:20
  • ...

No palco da CES 2025 em Las Vegas, a maior feira tecnológica a nível global - organizada pela Consumer Technology Association -, a gigante tecnológica Nvidia apresentou ao mundo os seus mais recentes produtos que vão estrear em 2025, tais como ferramentas de inteligência artificial para treinar robôs e carros, chips para jogos e o primeiro computador pessoal da marca. Além disso, o CEO Jensen Huang explicou como a segunda empresa mais valiosa do mundo vai expandir seus negócios nos próximos anos. 

Em relação à tecnologia Cosmos, Huang explicou que se trata da geração de vídeos fotorrealistas, que podem ser usados para treinar robôs e carros autónomos com um custo muito menor do que o uso de dados convencionais. Ao criar os chamados dados de treino "sintéticos", estes modelos ajudam os robôs e os carros a entender o mundo físico à sua volta, de forma semelhante a como os modelos de linguagem ajudaram os chatbots a gerar respostas em linguagem "natural". Desta forma, os utilizadores poderão dar ao Cosmos uma descrição de texto que pode depois ser usada para gerar um vídeo de um mundo que obedece às leis da física.

Diz a Nvidia que esta tecnologia de recolha de dados é mais barata do que a atual, que implica, por exemplo, colocar automóveis na estrada para gravar vídeos ou ter seres humanos a ensinar ensinem tarefas repetitivas a robôs. O Cosmos será disponibilizado através de uma "licença aberta", semelhante à Meta Platforms. 

O CEO também mostrou em palco novos chips para videojogos que usam a tecnologia de inteligência artificial Blackwell da Nvidia, e que ajudou a impulsionar as vendas para data centers. A nova série de chips RTX 50 da Nvidia tem como objetivo dar aos jogos uma imagem mais realista, muito semelhante à dos filmes. Estes chips chegam ao mercado entre janeiro e fevereiro. 

Quanto ao primeiro computador pessoal da Nvidia, chama-se "Project DIGITS e foi criado originalmente para programadores e não para "utilizadores comuns". Custa 3.000 dólares e vem com um sistema operativo da Nvidia baseado em Linux, incluindo o mesmo chip que a empresa usa para data centers mas adaptado para computador. Estará disponível em março. 


A Nvidia anunciou ainda que a japonesa Toyota vai usar os seus chips Orin e o sistema operativo para automóveis na "assistência avançada" aos condutores em vários modelos da marca, sem especificar quais.

Ver comentários
Saber mais Tecnologias de informação Tecnologia e engenharia Automóvel Ciência e tecnologia Nvidia Las Vegas Jensen Huang
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio