Notícia
Nvidia não desilude. Lucros e receitas ultrapassam expectativas
A "AI-darling" de Wall Street voltou a surpreender os investidores ao registar lucros e receitas no quarto trimestre acima do esperado pelo mercado.
Os lucros da Nvidia dispararam 581% para 29,76 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2023/2024, informou a gigante de inteligência artificial em comunicado publicado esta quarta-feira. As receitas ascenderam a 60,99 mil milhões de dólares, superior em 126% aos valores registados no ano fiscal de 2023.
No quarto trimestre do exercício, terminado a 28 de janeiro, as receitas ascenderam a 22,1 mil milhões de dólares, um crescimento de 22% face aos três meses anteriores e de 265% em termos homólogos. Este valor fica acima do esperado pelos analistas, de 20,41 mil milhões.
Por sua vez, as receitas provenientes de "chips" automóveis atingiram 281 milhões de dólares, também acima dos 272,1 milhões estimados.
Os lucros do trimestre ascenderam a 12,29 mil milhões de dólares, quase nove vezes superior (769%) aos valores registados há um ano e mais 33% do que os números do terceiro trimestre.
A empresa destaca ainda que "as vendas de centros de dados para a China reduziram-se de forma significativa no quarto trimestre devido aos requerimentos de licenciamento por parte do governo norte-americano".
"A computação acelerada e a inteligência artificial generativa atingiram o ponto de viragem. A procura está a aumentar a nível mundial em empresas, indústrias e nações", refere o CEO e fundador da Nvidia, Jensen Huang, no comunicado de apresentação de contas.
No atual trimestre fiscal a tecnológica diz esperar receitas de 24 mil milhões de dólares, acima dos 21,9 mil milhões estimados, em média, pelos analistas.
A Nvidia tem sido a principal beneficiária da recente obsessão da indústria tecnológica com os novos modelos de inteligência artificial, que são desenvolvidos nos processadores gráficos da empresa para servidores.
"Os investidores já podem respirar", diz a Bloomberg. Isto, depois de um dia de forte ansiedade no mercado relativamente à "AI-darling" do mercado. As previsões positivas da Nvidia deverão, assim, continuar a impulsionar o "rally" das empresas de inteligência artificial.
As ações da empresa escalam 8,79% no "after-hours" para 734,01 dólares, depois de terem encerrado a sessão a cair 2,85% para 674,72 dólares.
Notícia atualizada às 22:19