Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Distribuidoras da Energias do Brasil entram no leilão de energia nova

A Energias do Brasil, controlada pela EDP - Energias de Portugal, vai participar no leilão que a brasileira Aneel - Agência Nacional de Energia Eléctrica realiza esta semana para a venda de energia de novos empreendimentos de geração.

27 de Junho de 2006 às 14:38
  • ...

A Energias do Brasil, controlada pela EDP - Energias de Portugal, vai participar no leilão que a brasileira Aneel - Agência Nacional de Energia Eléctrica realiza esta semana para a venda de energia de novos empreendimentos de geração.

As três distribuidoras da Energias do Brasil – Bandeirante, Escelsa e Enersul – estão entre as 30 empresas compradoras, de um total de 115 que foram qualificadas pela Aneel.

O leilão, a ser realizado via Internet, começa às 10h da próxima quinta-feira e visa a estabelecer contratos com o início da entrega da energia a partir de Janeiro de 2009. Há 85 empresas e empreendimentos habilitados como vendedores e vários novos empreendimentos de geração de fonte hidráulica ou térmica, ainda sem autorização, bem como projectos concedidos ou autorizados até 16 de Março de 2004, que entraram em operação comercial a partir de Janeiro de 2000 e cuja energia estava sem contratação até 16 de Março de 2004, segundo informação avançada pelo site brasileiro Portugal Diário

Entre as 30 distribuidoras pré-qualificadas que irão actuar como compradoras no leilão estão as empresas de distribuição da Energias do Brasil: a Bandeirante Energia, que opera no Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte do Estado de São Paulo; a Escelsa (Espírito Santo Centrais Elétricas S.A.) e a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul S.A.).

A Energias do Brasil abriu o capital no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, em Julho de 2005, aderindo aos mais elevados padrões de governação corporativa. O grupo mantém apenas acções ordinárias com direito a voto e concede «tag along» integral aos seus accionistas.

A capacidade instalada actual de geração no grupo, de 516 megawatts (MW), passará a 1.043 MW ao longo de 2006, com a conclusão de três projectos, dos quais se destacam a Usina Hidrelétrica Peixe Angical (452 MW), no Rio Tocantins. Em 2005, a Energias do Brasil distribuiu 23,1 mil GWh de energia eléctrica, cobrindo cerca de 3 milhões de clientes, o que corresponde a quase 10 milhões de habitantes.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio