Notícia
Danone em negociações com a Nestlé para vender o negócio de nutrição médica
A venda permitiria ao grupo sedeado em Paris sair do nicho de negócio que tem tido dificuldades em manter e focar-se na nutrição infantil.
A francesa Danone está em negociações com a Nestlé e outros potenciais compradores para a venda da divisão de nutrição médica, com o objectivo de, posteriormente, expandir o negócio de alimentação infantil, noticia o “Financial Times”.
A multinacional, que está a ser aconselhada pelo JPMorgan, pode arrecadar até 5 mil milhões de euros com a venda, prevêem os analistas. De acordo com fontes próximas das negociações, a empresa deverá investir o valor adquirido com esta venda na aquisição de produtores de alimentação infantil.
A Danone anunciou no passado dia 16 de Abril uma quebra de 5,2% nas suas receitas de vendas no primeiro trimestre de 2014.
As vendas de fórmulas infantis caíram 7,7% nos primeiros três meses do ano, um valor que a empresa encara como positivo após os efeitos da retirada em massa do mercado asiático de um produto desta gama. A este nível, a intenção da Danone é recuperar os valores de venda recorde registados na China no período homólogo de 2013.
A unidade obtém 67% das suas vendas na Europa e tem o Reino Unido e a França como seus dois maiores mercados.
Sem comentar as possibilidades de venda da unidade de nutrição médica ou aquisição de divisão de alimentação infantil, a companhia, aquando a apresentação dos resultados, referiu que pretende alcançar em 2014 um crescimento orgânico das vendas entre 4,5 e 5,5%.