Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crioestaminal duplica laboratório em Cantanhede para ser n.º 2 na Europa

Empresa portuguesa de criopreservação de células estaminais vai investir 750 mil euros para alargar a capacidade de armazenamento para 300 mil amostras.

Paulo Duarte/Negócios
13 de Setembro de 2013 às 10:57
  • 8
  • ...

A Crioestaminal vai duplicar a área de laboratório para 600 metros quadrados até ao segundo semestre de 2014, num investimento avaliado em 750 mil euros e financiado pelo QREN. A empresa está instalada no Biocant – Parque de Ciência e Tecnologia de Cantanhede, e em dez anos de existência já guardou mais de 50 mil amostras de células estaminais e libertou sete amostras para 12 transplantes.

 

De acordo com a informação disponibilizada pela empresa pioneira na criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical em Portugal, este projecto de alargamento laboratorial aumentará a capacidade de armazenamento para 300 mil amostras, transformando-a assim no segundo maior banco da Europa.

 

Além disso, “vai ainda permitir o processamento de novos tipos de células estaminais, assegurar as condições ideais para o desenvolvimento de novos projectos de investigação e o desenvolvimento de novos produtos terapêuticos para uso clínico”, detalhou a mesma fonte. A empresa iniciou a actividade em Julho de 2003 com a primeira recolha de células estaminais em Portugal, no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira.

 

A Crioestaminal foi a primeira empresa a instalar-se no Parque de Ciência e Tecnologia de Cantanhede, onde passou a guardar as células estaminais que antes eram guardadas na Bélgica. Criado em 2005, o Biocant é uma associação privada sem fins lucrativos, controlada em 99% pela Câmara, que gere o primeiro parque de biotecnologia do País, onde trabalham actualmente 250 pessoas.

 

A última empresa a instalar-se no parque de Cantanhede, ocupando 17 mil metros quadrados de área industrial, chama-se Converde e está a produzir um novo fungicida feito a partir de uma proteína obtida do extracto do tremoço. Como o Negócios avançou em Fevereiro, este investimento de 30 milhões de euros foi o maior de sempre num projecto industrial de biotecnologia em Portugal. 

 
Mais 200 empregos em 2013

O Biocant vai investir quatro milhões de euros este ano para construir e equipar um terceiro edifício que pode acomodar até 12 empresas e absorver também o centro de investigação em biotecnologia da Universidade de Coimbra, em processo de transferência para Cantanhede. Estes dois projectos, somados à fábrica da Converde, inaugurada em Janeiro, vão gerar um total de 200 novos postos de trabalho directos em 2013 neste parque onde se concentram um terço das empresas de biotecnologia do País.

Ver comentários
Saber mais Crioestaminal Biocant Cantanhede biotecnologia investimento QREN Converde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio